Argentina autoriza plantio de trigo transgênico

País é o maior fornecedor do grão para o Brasil
-Publicidade-
País vai produzir 20 milhões de toneladas de trigo
País vai produzir 20 milhões de toneladas de trigo | Foto: Shutterstock

Os produtores rurais da Argentina podem plantar trigo transgênico em larga escala comercial. O cultivo do grão HB4, desenvolvido pela Bioceres, foi autorizado na quinta-feira 12.

Com a medida, o país se tornou o primeiro do mundo a liberar o plantio de trigo transgênico. De acordo com a revista Reuters, o HB4 é mais tolerante a secas e ao herbicida glufosinato de amônio. Porém a fabricante ainda não disponibilizou a novidade para a venda.

A Argentina deve produzir cerca de 20 milhões de toneladas de trigo em 2022, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês). O país é o principal fornecedor do grão para o Brasil. Em 2021, o produtores argentinos enviaram quase 90% de todo o trigo importado pelo mercado brasileiro.

-Publicidade-

Os consumidores argentinos devem absorver apenas 30% da produção local, conforme dados do USDA. Ou seja: o país vai exportar cerca de 14 milhões de toneladas. Em virtude de a maior demanda vir de outros países, a permissão para o plantio do trigo transgênico tem preocupado os produtores.

“Esta regulamentação causa um enorme risco comercial”, afirmou a Câmara Exportadora de Oleaginosas e Grãos da Argentina, por meio do Twitter. “As consequências econômicas de eventuais perdas de mercado recairão sobre o ministério e a empresa em desenvolvimento”.

Leia também: “A verdade sobre a terra”, reportagem de Branca Nunes para Edição 92 da Revista Oeste

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Ouví alguém aqui postou um artigo sobre a Embrapa que desenvolveu uma cultivar de trigo própria para crescer no cerrado. Como e onde conseguir as sementes dessa nova cultivar?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.