A cotação do arroz em casca no Brasil chegou ao maior patamar da história, de acordo com a Universidade de São Paulo (USP). Na terça-feira 9, o indicador elaborado pela instituição mostrava o preço de R$ 131,44 a saca de 50 kg.
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz calcula o indicador do preço do arroz em casca no Brasil. O campus é o principal da USP para o agronegócio.
A cifra alcançada na terça-feira é 31% maior que a registrada um ano antes pelo Cepea. Esse é um dos alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros.
Consumo nacional
O agronegócio nacional deve produzir 10,7 milhões de toneladas de arroz em 2024 — quantidade suficiente para suprir todo o consumo estimado pelo Brasil. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a demanda interna é de 10 milhões de toneladas. São cerca de mil toneladas por hora.
Produção de arroz no Brasil
A Região Sul é a grande produtora da cultura no país. O grande impulso local vem do Rio Grande do Sul — o Estado sozinho deve colher 7,6 milhões de toneladas desse grão em 2024. Desse modo, o volume gaúcho corresponde a 71% de toda a safra de arroz do Brasil.
Normalmente essas matérias apontam os motivos da elevação dos preços e, neste caso, ficou devendo.
Que está tudo caro é óbvio, o artigo deveria explicar por que ficou caro…
O mais anunciado, a Oeste não traz o porque do aumento ?