Brasil tem primeira vaca holandesa do mundo a atingir nota inédita em avaliação

O animal está com 6 anos de idade, é do município de Arapoti, no Paraná, e produz 60 litros de leite por dia  
-Publicidade-
Halley Ruivinha Doorman 538 TE: a primeira vaca holandesa do Brasil e do mundo a ser classificada com a pontuação máxima Ex97
Halley Ruivinha Doorman 538 TE: a primeira vaca holandesa do Brasil e do mundo a ser classificada com a pontuação máxima Ex97 | Foto: divulgação

Agora o Brasil pode dizer que tem a primeira vaca da raça Doorman a ser classificada com a pontuação máxima Ex97, que representa excelência e perfeição morfológica — da estrutura — em animais adultos produtores de leite. O feito é da Halley Ruivinha Doorman 538 TE. O animal é também o único do país a atingir esse status na avaliação feita pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH).

Para fazer a classificação, são avaliados 23 critérios de importância funcional e competência produtiva. “Já avaliamos cerca de 200 mil vacas holandesas no Brasil e esta é a primeira a alcançar os 97 pontos máximos, o que significa um animal com muita saúde, vida produtiva e longevidade”, afirma Altair Antonio Valloto, superintendente técnico e administrativo da ABCBRH.

Leia mais: “Marca de laticínios Aviação quer crescer com café gourmet”

-Publicidade-

O animal é chamado carinhosamente de “Ruivinha”, apelido dado por seus criadores, que é a família Elgersma, de Arapoti, município localizado nos Campos Gerais do Paraná. A vaca holandesa, de 6 anos de idade, está em seu quinto parto e produz em torno de 60 litros de leite por dia.

Para atingir essa produção, o manejo busca o bem-estar do animal. Segundo o produtor Ronald Elgersma, a vaca recebe banho diariamente, é criada em baia separada, em espaço com temperatura adequada a seu bem-estar. “O trabalho mais empenhado no manejo começou cedo, porque ela vem de uma família consagrada e se mostrou um bom animal desde o primeiro parto, foi sempre bem classificada e, agora, estamos muito contentes por ter atingido a pontuação máxima”, comenta.

 

 

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site