A habilitação para exportadores de carne nacional ao Reino Unido passará a ser feita por autoridades do Brasil. O Ministério da Agricultura do Brasil emitiu uma nota sobre o assunto na segunda-feira 17.
A mudança no processo para as habitações de exportadores de carne do Brasil se deu em razão dos resultados de uma inspeção das autoridades do Reino Unido. De acordo com o Mapa, a visita britânica ocorreu em 2022.
“A decisão fundamentou-se no relatório da auditoria técnica realizada por equipes britânicas em outubro de 2022”, informou o Ministério. “O foco foi o sistema brasileiro de inspeção de produtos de origem animal, notadamente carne bovina e carne de aves. Foi a primeira missão de auditoria britânica ao exterior depois do Brexit.”
De acordo com a pasta, “a decisão das autoridades britânicas confirma a excelência dos controles sanitários oficiais brasileiros, que garantem a qualidade e a inocuidade dos produtos consumidos no Brasil e em países importadores.”
Atualmente, os frigoríficos brasileiros são os maiores exportadores de proteína bovina e de aves no planeta. Em 2023, o país deve enviar quase 8 milhões de toneladas desses alimentos ao mercado externo, segundo as estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Carne do Brasil e o Reino Unido
Somando bovinos e aves, os frigoríficos brasileiros enviaram 7 milhões de toneladas ao mercado internacional. O faturamento do período fechou em US$ 23 bilhões.
Ao mesmo tempo, foram exportadas 120 mil toneladas de carne do Brasil ao Reino Unido, considerando esses dois tipos de animais. A receita com das vendas para os britânicos ficou em US$ 417 milhões.