O governo da China vai liberar as exportações de carne bovina do Brasil. Os embarques estão suspensos desde o fim de fevereiro, quando um caso de mal da vaca louca foi descoberto em uma fazenda no Pará.
De acordo com a CNN, o Ministério da Agricultura espera que a China volte a receber as exportações de carne bovina do Brasil até a quinta-feira 9. A decisão ocorreu depois de uma reunião entre a pasta brasileira e a cúpula da administração-geral de aduanas chinesas.
Devido a um acordo bilateral, o governo brasileiro precisa interromper os embarques de proteína bovina para a China sempre que surgir um caso de vaca louca no Brasil. A volta dos envios acontece apenas com liberação chinesa. A preocupação do gigante asiático se dá em razão da forma clássica da doença, que é transmissível e fatal.
Um exame realizado em Alberta, no Canadá, comprovou que o animal brasileiro desenvolveu a forma atípica da vaca louca. Nesse caso, a doença não é transmissível e nem fatal. Ela surge de modo espontâneo, seguindo um mecanismo semelhante ao Alzheimer em humanos.
A retomada dos embarques é esperada, desde que o resultado do laboratório de Alberta foi divulgado. Na segunda-feira 6, a Organização Mundial de Saúde Animal confirmou o parecer canadense. Desse modo, tornou-se iminente a liberação da China para as exportações de carne bovina do Brasil.
O desfecho para o problema é acompanhado de perto pelos produtores, porque o mercado chinês é o principal importador de carne bovina do brasileira. Dos US$ 13 bilhões que os exportadores brasileiros faturaram com vendas desse tipo de proteína em 2022, US$ 8 bilhões vieram da China, ou seja, quase 60% de toda a receita dos embarques do setor.
Pra variar, os controles sanitários deficientes ocorrem invariavelmente nesses estados do norte e nordeste, governados pelos petistas ou seus puxadinhos.
São muito suspeito esses casos atípico de vaca louca no Brasil, vira e mexe aparece um, do nada. Acho que deveriam fazer uma investigação de tudo como começou. Quem observou o animal com anormalidade? Quis os sintomas? Cadê os personagens (vaqueiro, proprietário, etc); qual medicação usada? pois quando observamos um animal com algum sintoma que indique doença o proprietário tenta tratar; qual técnico foi chamado? o que ele disse? Qual medicação passou? O que fez ele levar a conclusão de vaca louca? Quem avisou os órgãos sanitário? Quem foi no local?
Porque resolveram abater o animal? Coleta de material e tudo mais? Sem falar que deveria ter registro de tudo: foto, vídeo, etc
Caso contrário só parece jogada comercial e armação pra cima do Brasil e dos pecuaristas.
O que precisa ser feito e com certa urgência, seria um acordo mais justo. Não se pode , num país continental, dar um caso suspeito no Arroio e cortar a exportação do Chuí a milhares de km de distância.
O título da noticia deixa claro que as exportações de carne bovina para China foram liberadas, entretanto no texto isso deixa claro que é algo que ainda NÃO aconteceu. Pode-se perceber no seguinte trecho: “o Ministério da Agricultura ESPERA que a China volte a receber as exportações de carne bovina do Brasil até a quinta-feira 9.”
O titulo anuncia algo que não é a realidade do momento do mercado, o que mais atrapalha do que ajuda, poderia explicar de onde saiu essa informação de liberação? Visto que o MAPA ainda não divulgou nada sobre tal evento.
Acredito que o titulo correto da reportagem seja “China anuncia liberação das importações de carne bovina do Brasil” pois a China controla as importações dela e não as exportações do Brasil
Na verdade Alceu, acredito que possui algum erro no titulo, pois ainda não foi liberado ao brasil voltar a exportar carne para China