Com a queda na oferta de cilindros de oxigênio, piscicultores buscam alternativa para garantir entrega de peixes

Esforço é para economizar o gás, utilizado no transporte dos animais vivos
-Publicidade-
Piscicultura: mudanças no transporte para economizar oxigênio
Piscicultura: mudanças no transporte para economizar oxigênio | Foto: Rose Davies/Flickr

O aumento da demanda nos hospitais por oxigênio teve um reflexo também no campo: piscicultores alteraram a logística de entrega de peixes para economizar o gás. O transporte, agora, é feito à noite.

Uma empresa de criação de tilápias em Rubineia (SP), que produz desde o alevino (recém-saído do ovo) até o peixe pronto para consumo, transporta cerca de 4 milhões de animais por mês para o Paraná, Goiás, Minas, Mato Grosso do Sul e outras regiões do Estado de São Paulo. O transporte dos peixes vivos é feito em tanques cheios de água e oxigênio. A unidade de piscicultura no interior paulista consome 200 cilindros mensais.

-Publicidade-

Com a redução da oferta de oxigênio no mercado em razão da pandemia, o preço do produto subiu mais de 40% nas últimas semanas. Para diminuir os efeitos da escassez do gás, motoristas estão optando pelo transporte noturno para tornar a viagem mais rápida e, assim, economizar de 30% a 40% da quantidade de oxigênio usado para manter os animais vivos.

O piscicultor Emerson Esteves diz que, sem a entrega de alevinos ao cliente, há um efeito cascata: “Daqui a seis meses, ele não tem peixe gordo, o frigorífico fica sem peixe, o mercado fica desabastecido. Então, é uma engrenagem que começa aqui conosco”. A perspectiva do empresário é que a situação se normalize nos próximos 20 ou 30 dias.

Leia também: “Empresas doam mais de 5 mil concentradores de oxigênio ao SUS”

Com informações do portal G1 e TV Tem

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site