Revista Oeste - Eleições 2022

Contrariando safra global, Brasil amplia produção de grãos em 2022

País terá colheita recorde enquanto o mundo passa por retração
-Publicidade-
Debulhadora de milhos | Foto: Reprodução/Aegro
Debulhadora de milhos | Foto: Reprodução/Aegro

Ao mesmo tempo em que o agronegócio do Brasil amplia a produção de grãos do país, a soma da safra mundial deve enfrentar a primeira retração em quatro anos. A previsão da queda é da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a Agência da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), a safra de grãos do mundo todo deve atingir 2,87 bilhões de toneladas em 2022. Essa quantia representa uma redução de 16 milhões de toneladas sobre o resultado de 2021.

-Publicidade-

No Brasil, a Companhia Nacional de Abastecimento projeta volume recorde de 271 milhões de toneladas para a colheita de grãos em 2022. Ou seja: a mesma quantidade que os agricultores ao redor do globo não conseguirão produzir.

Efeitos da queda na produção de grãos

A produção de trigo está no foco, pois a guerra na Ucrânia e a proibição de exportações na Índia dificultam o comércio. A produção global do cereal deve cair 0,8%, para 771 milhões de toneladas em 2022, com declínios de produção na Austrália, Índia, Marrocos e Ucrânia.

Conforme as projeções, a disponibilidade de grãos para a fabricação de ração animal deve cair 0,6%, para 1,51 bilhão de toneladas este ano. O setor é afetado principalmente pela queda de 1,6% na safra mundial de milho, fruto de uma colheita menor nos Estados Unidos e da redução da produção provocada pela guerra na Ucrânia.

No Brasil é diferente

Enquanto o mundo produz menos trigo e milho, o Brasil amplia a colheita das duas culturas em quase 33% e 9%, respectivamente. Somada, a produção dos dois grãos no Brasil vai bater 30 milhões de toneladas em 2022.

Leia mais: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Edição 103 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Parabéns ao governo federal que está fazendo um trabalho excelente junto ao Agronegócio.
    Se fosse o PT era só patrocínio de invasão de terras e vagabundo querendo destruir a agricultura. Bolsonaro 22

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.