O interesse da China no agronegócio brasileiro vai além das milhões de toneladas de alimentos, combustíveis e matérias-primas gerados pelo setor. Fornecer insumos para os agricultores também é um grande negócio para o gigante asiático, conforme mostra a AgrochemShow. Trata-se de uma feira sobre defensivos agrícolas no Brasil patrocinada pelo governo chinês.
A 15ª Edição da AgrochemShow está marcada para acontecer entre os dias 13 e 14 de agosto no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. O apoio chinês ocorre por meio da CCPIT Chem, uma instituição governamental da China.
“Nosso evento é pioneiro em promover o networking com empresas asiáticas”, diz Flávio Hirata, criador e organizador do evento. A edição de 2024 vai dar destaque para os defensivos biológicos.
Interesse da China
De acordo com Jalen Fan, representante da CCPIT Chem, a procura por insumos biológicos é impulsionada pela crescente demanda da sociedade por agricultura sustentável e produção de alimentos. Além disso, ele afirma que a indústria chinesa é a principal fornecedora de defensivos químicos do mundo. “Mais de 1,5 milhões de toneladas de ingrediente ativo de defensivos são exportadas da China para mais de 180 países todos os anos para garantir a colheita de colheitas a nível mundial”, comenta.
A feira também contará com empresas de outros países. Além das chinesas, também confirmaram presença companhias canadenses, japonesas, russas, camaronesas, alemãs e brasileiras, entre outros países. Para o acesso dos visitantes é cobrado um quilo de alimento.
Mercado de defensivos biológicos do Brasil
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estima um crescimento de 45% para o mercado nacional de defensivos nos últimos cinco anos. Ao mesmo tempo, o uso dos produtos convencionais aumentou apenas 6%.
Segundo Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, na cultura da soja, a área tratada com defensivos biológicos subiu de 12 milhões de hectares, em 2020, para 20 milhões de hectares, em 2023, e praticamente a mesma tendência ocorreu com outras culturas.