Importação de milho: isenção de tributos ‘beneficia toda cadeia produtiva’, diz ABPA

Medida alivia o custo total de produção, que tem gerado 'elevação de preços ao consumidor brasileiro'
-Publicidade-
Este ano, o Brasil tem importado mais milho para suprir a escassez do grão no mercado interno | Foto: Wagner Abrahao Junior/Flickr
Este ano, o Brasil tem importado mais milho para suprir a escassez do grão no mercado interno | Foto: Wagner Abrahao Junior/Flickr

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que a isenção da cobrança de PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a importação de milho beneficia toda a cadeia da avicultura e suinocultura. Conforme Oeste noticiou, a medida foi publicada nesta quinta-feira, 23, no Diário Oficial da União e valerá até 31 de dezembro deste ano.

Segundo a ABPA, a decisão deve aliviar o custo total de produção, que tem gerado “elevação de preços para o consumidor brasileiro e perda de competitividade no mercado internacional para os setores de proteína animal.”

Leia também: “Soja, milho e cana puxam valor da produção agrícola nacional”

-Publicidade-

Íntegra da nota:

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a publicação da Medida Provisória n° 1.701, que suspende até 31 de dezembro deste ano a cobrança de PIS e COFINS sobre a importação de milho.

A operação beneficia a toda a cadeia produtiva da avicultura e da suinocultura, mas é especialmente relevante às empresas que não operam no mercado internacional de proteína animal, que não têm acesso ao sistema Drawback.

A medida, alcançada graças à liderança e o empenho da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com apoio de Senadores e Deputados que acompanham a avicultura e a suinocultura, deverá contribuir na contenção das sequentes altas históricas do milho, que tem gerado forte elevação nos custos totais de produção, com consequente elevação de preços para o consumidor brasileiro e perda de competitividade no mercado internacional para os setores de proteína animal.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.