O governo de Santa Catarina emitiu uma nota técnica contra a suspensão da emissão de novas licenças para a caça de javalis. De acordo com a Secretaria de Agricultura do Estado, essa é uma espécie de invasores nocivos.
Santa Catarina conquistou o status de livre da peste suína e uma das medidas para se manter distante da doença é a caça dos javalis. Além disso, o governo do Estado informa que esses animais são “exóticos invasores e nocivos às espécies silvestres nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente, à agricultura, à pecuária e à saúde pública”.
Por meio dos espécimes abatidos, é realizada uma amostragem sobre a situação epidemiológica local. “O controle é parte do trabalho continuado para que Santa Catarina mantenha as certificações sanitárias que conquistou, como as de Zona Livre de Peste Suína Clássica e Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”, informa a secretaria estadual de agricultura.
O agronegócio catarinense é o principal produtor de carne suína do Brasil. Em 2022, os frigoríficos locais exportaram 602 mil toneladas desse tipo de proteína, conquistando um faturamento de US$ 1,4 bilhão.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou a suspensão da emissão de novas licenças em 18 de agosto. Contudo, os javalis não estão ameaçados de extinção — e o órgão reconhece a necessidade.
A suspensão de novas licenças para a caça de javalis
De acordo com o Ibama, a decisão se deu em razão de uma alteração da legislação federal. “Reconhecemos a importância das ações de controle do javali, espécie exótica invasora, porém a adequação do procedimento autorizativo ao novo decreto é necessária para que haja segurança jurídica na emissão de novas autorizações”, disse Lívia Karina Martins, diretora da Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do instituto.
A alteração ocorreu por meio do Decreto Federal de 21 de julho de 2023. O novo regramento tornou as Forças Armadas responsáveis pelas emissões de novas licenças para a caça de javalis, segundo o órgão.
FA emitindo autorização de Caça ?
Não tem mais nada a fazer ?
Chame o Obelix que ele resolve.
Concordo e assino embaixo da nota técnica do governo de Santa Catarina mas gostaria que o retrato que ilustra o artigo fosse de um javali verdadeiro e não de um warthog africano que ainda bem não foi introduzido no Brasil !