Nordeste vai bater recorde na safra de grãos, mostra Conab

Colheita da região é estimada em 28 milhões de toneladas
-Publicidade-
A soja lidera a produção de grãos do Nordeste
A soja lidera a produção de grãos do Nordeste | Foto: Arquivo/Agência Brasil

A safra de grãos do Nordeste deve crescer quase 17% em 2022. O dado é fruto do levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quarta-feira, 8. De acordo com o órgão, a colheita vai chegar a quase 28 milhões de toneladas. O volume é um recorde na série histórica mantida pela instituição.

Sete dos nove Estados da região puxam o crescimento. Três deles, Maranhão, Piauí e Bahia, apresentam volumes recordes. Somados, o trio deve colher algo próximo de 26 milhões de toneladas — pouco mais de 90% do total.

-Publicidade-

A soja figura como o carro-chefe da safra de grãos do Nordeste. Pouco mais de 14 milhões de toneladas serão desse grão — ou seja: acima da metade da colheita.

Para aumentar a safra de grãos do Nordeste

Além do aumento próximo de 9% da área plantada, a região também teve expansão em produtividade, cujo ganho é estimado em cerca de 7%. O regime de chuvas, conforme indica o relatório da Conab, favoreceu a safra.

“Na Região Nordeste, o modelo indica chuvas dentro e acima da média climatológica em praticamente toda a região, principalmente em áreas da Sealba em julho”, afirma a Conab. “Os bons acumulados de chuva deverão favorecer o desenvolvimento das culturas na região. No extremo oeste da Bahia e no leste do Maranhão, são previstos acumulados de chuva dentro e abaixo da média.”

Leia também: “O agronegócio alimenta o Brasil”, matéria de Artur Piva para a Edição 113 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.