No churrasco do fim de semana, na mesa de bar ou no futebol de domingo, o consumo de cerveja é algo cultural no Brasil. A produção nacional está entre as maiores do planeta. São 15 bilhões de litros por ano, o equivalente a 80 bilhões de copos do tipo americano.
+ Leia mais sobre Agronegócio em Oeste
Uma fileira com essa quantidade lado a lado preencheria, por exemplo, uma linha com 1,5 mil km. Desse modo, seria uma fileira com copos de cerveja a cobrir o correspondente a três viagens e meia entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro — as duas maiores capitais do Brasil.
A produção nacional é a terceira maior do planeta. Ela perde apenas para a da China (36 bilhões de litros) e a dos Estados Unidos (26 bilhões de litros). A maior parte da bebida brasileira é do tipo com álcool. Contudo, o país também fabrica a opção não alcoólica — um mercado em constante crescimento.
Cerveja sem álcool no Brasil
Ao longo de 2025, serão produzidos cerca de 1 bilhão de litros de cerveja sem álcool no Brasil. O volume, além de ser recorde, mostra que essa indústria está cinco vezes maior do que seis atrás — uma vez que a produção nacional de 2020 fechou em pouco menos de 200 milhões de litros.