Raízen vende 1 milhão de Certificados Internacionais de Energia Renovável

Título ajuda compradores a baterem metas ambientais
-Publicidade-
Raízen quer se tornar a maior fornecedora de I-RECs
Raízen quer se tornar a maior fornecedora de I-RECs | Foto: Divulgação/Raízen

A Raízen comercializou cerca de 1 milhão de Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs) em 2021. Essa foi a primeira temporada em que a empresa participou desse mercado.

Cada papel equivale a 1 megawatt (MW) de energia de fonte renovável comercializada no mercado voluntário. De acordo com o jornal Valor Econômico, os papéis vendidos pela Raízen são procedentes de seis usinas certificadas: quatro de biomassa, uma solar e uma de biogás. Além dessas unidades, a companhia também possui mais usinas térmicas de biomassa e pequenas centrais hidrelétricas que podem ser certificadas.

Os títulos vendidos pela Raízen servem para que os compradores comprovem o atendimento das próprias metas ambientais. O Brasil é o segundo país que mais emite I-RECs no mundo. Foram 9,5 milhões de certificados no ano passado. Apenas a China está à frente dos brasileiros.

-Publicidade-

Atualmente, somente o Instituto Totum certifica e emite os I-RECs para as empresas no Brasil. Fernando Lopes, diretor da certificadora, disse que cada papel era vendido por cerca de R$ 2 no começo do ano.

Maior fornecedor de I-RECs do Brasil

“Referência global em bioenergia e com amplo portfólio de produtos renováveis, o objetivo da Raízen é se tornar a maior comercializadora de I-RECs do país, negociando tanto com consumidores finais, quanto para outras comercializadoras”, afirmou a empresa, em nota.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.