Touro ‘se aposenta’ depois de gerar 340 mil filhos

Espécime produziu 542 mil doses de sêmen
-Publicidade-
O touro Sherlock | Foto: Reprodução/ABS
O touro Sherlock | Foto: Reprodução/ABS

O touro Sherlock está “se aposentando”. Ícone da raça nelore, o espécime produziu 542 mil doses de sêmen comercializadas. Ao todo, elas geraram, até o momento, 340 mil filhotes distribuídos pela América Latina.

Com a aposentadoria, Sherlock passará o resto da vida nos pastos do Rancho Matinha, empresa proprietária do touro. Ele completa 10 anos em 8 de setembro de 2022 e passou nove anos produzindo coletas de sêmen para a ABS — um dos grandes players globais desse mercado.

-Publicidade-

De acordo com a ABS, entre filhos e netos, o touro Sherlock deixou 70 descendentes na produção de sêmen. Desses, 14 estão no catálogo do Rancho Matinha.

“Certamente, foi um dos reprodutores que mais tiveram procura de sêmen no Rancho da Matinha, e, agora, se há alguém que merece descansar em um bom piquete, com boa alimentação e água fresca, é ele”, disse Luciano Borges, proprietário do Rancho da Matinha.

“A homogeneidade da sua produção é surpreendente”, disse Arthur Vieira, coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Corte da ABS. “Além disso, na bateria da ABS, ele é o touro que mais produziu animais do quarto quadrante, ou seja, que comem menos e ganham mais peso.”

Mercado de genética de touro no Brasil

No Brasil, o comércio de genética para o cliente final aumentou 18% em 2021. Foram 25 mil doses de sêmen vendidas no país, contra 21 mil em 2020.

Em seu artigo para Edição 116 da Revista Oeste, “Produzir sêmen e embriões, a nova pecuária”, Evaristo de Miranda, explica que as coletas são realizadas em centros especializados. “De cada procedimento são produzidas em média 500 doses”, escreve. “A coleta em 2021 somou 23.919.732 doses e cresceu 61% em relação a 2020 (14.899.623 doses).”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Espero que a técnica usada para coletar o sêmen seja aquela que ensina o Touro a subir no manequim. Existe uma outra técnica (com eletrodos) horrorosa pois o touro urra de dor

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.