Escrito por

Em 25 mar 2020, 22:00

Bancos deverão cobrar cotação do dia para compras em dólar

25 mar 2020, 22:00

Determinação foi feita pelo Banco Central (Circular nº 3918)

Foto: Pxhere

A partir de agora, quem faz compras no cartão de crédito no exterior ou pela internet poderá calcular com precisão o custo total. Antes, a cotação da moeda norte-americana usada era a do dia de fechamento da fatura.

Em novembro de 2018, quando anunciou a mudança da regra, o Banco Central defendeu que o cliente ficava vulnerável às variações do dólar no mercado, desde o dia da compra até o momento do pagamento da fatura mensal do cartão, segundo informação da Agência Brasil.

Com a nova regra, o cliente ficará sabendo já no dia seguinte ao da operação quanto vai desembolsar em reais.

A partir de agora, devem constar na fatura a discriminação de cada gasto, a data, a identificação da moeda estrangeira e o valor na referida moeda; o valor equivalente em dólar na data do gasto; a taxa de conversão do dólar para reais na data da compra; e o valor em reais a ser pago pelo cliente.

Além disso, os bancos serão obrigados a tornar disponível em todos os seus canais de atendimento ao cliente a taxa de conversão do dólar para o real utilizada no dia anterior e publicar informações sobre o histórico das taxas de conversão.

Escrito por

TAGS

0 comentários

Coronavírus

Assine a nossa news

Revista Oeste — Edição 1 — 27/03/2020

Oeste Notícias