Benedita da Silva é a aposta do PT para a prefeitura do Rio - Revista Oeste

Edição da semana

Em 6 jun 2020, 16:00

Benedita da Silva é a aposta do PT para a prefeitura do Rio

6 jun 2020, 16:00

A parlamentar tem no histórico uma acusação de improbidade administrativa por supostamente dispensar licitação quando era secretária do governo Cabral

benedita da silva

A deputada federal (PT-RJ) Benedita da Silva | Foto: GABRIELA KOROSSY/AGÊNCIA BRASIL

Sem muitas opções, o Partido dos Trabalhadores (PT) resolveu lançar a candidatura da deputada federal Benedita da Silva à prefeitura do Rio de Janeiro. Ela seria vice numa chapa com Marcelo Freixo (Psol-RJ), mas ele desistiu.

De acordo com ela, é necessário formar uma frente de esquerda capaz de impedir o avanço de Bolsonaro na capital fluminense.

Leia mais: Jilmar Tatto é o candidato do PT à prefeitura de São Paulo

“Não é possível que a gente vai deixar que o Bolsonaro nade de braçada na cidade do Rio de Janeiro. Não podemos repetir os mesmos cenários”, afirmou a parlamentar ao jornal O Globo. Ela já foi governadora do Estado em 2002.

O presidente, contudo, vem reiterando que não apoiará nenhum candidato a prefeito nas eleições municipais deste ano.

Benedita não descarta formar novas alianças. “Não temos nenhum problema de estar com o centro e outras forças políticas, desde que a gente derrote o Bolsonaro”, garante, ao mencionar que o PT tem de ser cabeça de chapa.

Histórico

Benedita da Silva, 78 anos, nasceu na cidade do Rio de Janeiro. É auxiliar de enfermagem e servidora pública. Militante de esquerda, integra o movimento negro e se declara feminista.

Na década de 90, foi eleita vice-governadora do Rio ao lado de Anthony Garotinho. Contudo, depois de o titular ser preso, ela assumiu o comando do Estado.

Em 2015, a 6ª Vara de Fazenda Pública do Rio determinou o bloqueio de bens e a quebra de sigilos bancário e fiscal de Benedita. À época, ela foi acusada pelo Ministério Público de improbidade administrativa por dispensar licitação.

Benedita supostamente cometeu fraudes quando foi secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. Ela ficou no cargo de 2007 a 2010, durante o primeiro mandato de Sérgio Cabral.

Segundo a Justiça, os prejuízos causados aos cofres públicos foram da ordem de R$ 32 milhões, verba que poderia ter sido aplicada em tantas outras políticas públicas necessárias à população.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

7 Comentários

  1. Pobre de nós cariocas! Este é o tipo recorrente de candidatos nesta cidade!
    Obrigando a sempre votar no menos pior!
    Pelo menos, é uma candidatura fadada ao insusesso!

    Responder
  2. vade retro satanás!

    Responder
    • Impossível acreditar!
      Não será o Adélio? O bispo?

      Responder
  3. O Rio de Janeiro geograficamente é linda, mas tem uma sina de maldição terrível, seus governantes são o que de pior existe no Brasil, deixando muito pra trás, os piores políticos brasileiros.

    Responder
    • Não tem a menor chance…

      Responder
    • Olha meu! Tem q ter bastante sabedoria p sairmos deste imbróglio. O problema é o aparelhamento do estado durante 35 anos p comunas, travestidos de sociais democratas, como o Maia. Por conveniência?!? Sem a PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado, é muito difícil estancarmos a sangria. Vota, vota, vota, e o centrão acua quem é honesto. Vamos ver se Bolsonaro resiste a esta máquina mortífera. Aqui em MG começamos a resgatar n honra c ZEMA, após confirmar pro BR q ñ foi “golpi” a expulsão da Anta, e acabar c a carreira política do Pilantrel. Mas Aécio passou p fresta, p a felicidade de FHC. Infelizmente o populista Kalil comanda a PBH, sob as ordens do PT. É o apalhelhamento, tomara q ñ combinado tipo, “agora vcs”. Kalil ñ será reeleito. E assim, dentro do possível, c a imprensa atrapalhando na maioria das X, vamos nos acabando a cada dia, com algum alento, como ter ZEMA c toda a sua simplicidade, competência e honradez.

      Responder
  4. A esquerda Petista foi incapaz de renovar seus quadros, para quem sabe, enganar com uma carinha nova, sao sempre as mesmas mumias politicas, conhecidas e desenhadas por anos de papinho furado, roubalheira, gente feia, assim fica facil escolher o Crivella novamente.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

O crime acima de todos

Não é que as instituições estejam funcionando mal, ou passando por alguma anomalia — ao contrário, elas são organizadas de maneira a tornar inevitáveis resultados como o que beneficiou André do Rap

O “cancelamento” contra a arte

Caso a sociedade se submeta a essa versão gourmetizada do stalinismo, nossos filhos e netos não terão o que ler, ouvir ou assistir

A segunda onda de hipocrisia

Em que pesem as comprovações de ineficácia dos lockdowns, enganadores como Emmanuel Macron fingem ter um mapa de bloqueio de contágio

Alerta: pesquisas à vista!

Por que as sondagens eleitorais erram tanto, como isso distorce o processo democrático e o que se pode fazer

O capitalismo pode salvar o mundo?

O sistema não é uma ideologia de laboratório, como o comunismo. É uma força viva, dinâmica, que há milênios se aperfeiçoa na satisfação das necessidades humanas

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma guerra civil nos EUA?

A mídia recusa-se a noticiar o que é evidente aos olhos de seus espectadores, e intelectuais argumentam que “saques e protestos violentos são vivenciados como eventos alegres e libertadores”

Você não pode perder

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês