Candidatos inscritos: número recorde nas eleições 2020 - Revista Oeste

Edição da semana

Em 28 set 2020, 14:43

Brasil tem recorde de candidatos inscritos

28 set 2020, 14:43

Mais de 500 mil pessoas registram candidatura a vereador

eleições 2020 - recorde de candidatos - candidaturas

Foto: Agência Brasil

As eleições municipais deste ano ainda não ocorreram mas já contam com um recorde batido. O pleito de 2020 terá o maior número de candidatos da história do Brasil, conforme indica a plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia mais: “Eleições 2020: 67 congressistas vão disputar um novo cargo”

Em novembro, o povo brasileiro irá às urnas para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores. Para o posto no Legislativo, o TSE informa que foram feitos mais de 507 mil pedidos de candidatura, número que representa quase 10% a mais na quantidade de postulantes ao cargo nas eleições de 2012.

A função de prefeito também despertou interesse em mais pessoas. Há quatro anos, foram cerca de 16 mil candidatos. Agora, no entanto, a quantidade de “prefeitáveis” subiu na casa dos 20%. De acordo com o TSE, são mais de 19 mil candidatos.

Assim como a quantidade de cabeças de chapa, o volume de candidaturas de vice-prefeito também subiu em relação às últimas eleições municipais. A quantidade foi de quase 17 mil em 2016 para mais de 19 mil neste ano.

Candidato – Eleições 2016
Cargo Candidaturas
Prefeito 16.565
Vice-prefeito 16.950
Vereador 463.372

 

Candidato – Eleições 2020
Cargo Candidaturas
Prefeito 19.134
Vice-prefeito 19.167
Vereador 507.602

Mais vice do que prefeito

Nesse sentido, os dois pleitos contaram com mais candidatos a vice do que a prefeito. Isso porque é relativamente comum coligações trocarem nomes para a função em meio ao processo eleitoral. É o caso, por exemplo, da coligação liderada por Joice Hasselmann (PSL) em São Paulo. Primeiramente, Sandra Vaz Gentil apareceu como vice, mas deu lugar na disputa para o administrador Ivan Sayeg.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 Comentários

  1. O melhor emprego do Brasil, hoje, é político. Rouba à exaustão, não faz absolutamente nada, não devolve o produto do roubo, e, muito menos, vai preso. Quer emprego melhor que esse?

    Responder
  2. Com o Fundão e as cotas, quem não se aventura a uma boquinha?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

Vacinação sem vacina

Falar em obrigar a população inteira a se vacinar — com uma vacina que não existe — significa o quê? Um negócio da China?

Supremas diferenças

Ao compararmos o STF à Suprema Corte dos Estados Unidos, o choque é violento

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma nova doença: o vício em desculpas

Poucas figuras públicas têm a força de caráter para se recusar a pedir desculpas aos identitaristas, que gostam de desempenhar o papel de vítimas permanentes

Você não pode perder

Ciência, que é bom, nada

Ciência, que é bom, nada

"Desde o começo da epidemia a discussão vem sendo assim: política em primeiro lugar", afirma J.R. Guzzo...

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês