19 cepas do coronavírus estão em circulação em SP, diz Butantan

89,9% dos casos analisados correspondem à variante Gama (P.1)
-Publicidade-
Novo boletim epidemiológico semanal vai identificar as linhagens do coronavírus em circulação em SP
Novo boletim epidemiológico semanal vai identificar as linhagens do coronavírus em circulação em SP | Foto: Reprodução/Unsplash

De acordo com mapeamento genômico do Instituto Butantan, existem hoje 19 variantes do novo coronavírus (Sars-CoV-2) em circulação no Estado de São Paulo, sendo 89,9% dos casos analisados da variante Gama (conhecida como P.1 e identificada primeiramente no Amazonas). A variação B.1.1.7 (Reino Unido) está em 4,2% dos casos e, em seguida, vem a variante B.1.1.28 (que deu origem à amazônica), com 3,5%. Até agora, não houve confirmação da circulação da variante Delta (identificada inicialmente na Índia), considerada mais transmissível.

Os dados fazem parte da primeira edição do boletim epidemiológico elaborado pela Rede de Alertas das Variantes do Sars-CoV-2, que reúne laboratórios públicos e privados sob coordenação do Instituto Butantan. O objetivo é identificar as linhagens do novo coronavírus em circulação em SP. A publicação será semanal.

“Semanalmente, escolhe-se uma amostra significativa por regiões do Estado de São Paulo e se faz o sequenciamento genético. Com isso, é possível acompanhar a evolução das variantes”, afirmou o presidente do instituto, Dimas Covas, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 16.

-Publicidade-

Realizar o acompanhamento com essa periodicidade é importante para avaliar a evolução das cepas que eventualmente possam representar maior risco, segundo Covas. De acordo com Paulo Menezes, coordenador de controle de doenças, desde o início da pandemia a rede identificou mais de 220 variantes no Estado de São Paulo, e a maioria delas é de pequenas mutações sem nenhum significado.

Leia também: “OMS recorre a alfabeto grego para nomear variantes do coronavírus”

Com informações do jornal Valor Econômico

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site