Academia Brasileira de Letras escolhe neurocirurgião como novo ‘imortal’

Paulo Niemeyer Filho foi descrito pela entidade como 'agente da ciência e da cultura'
-Publicidade-
Reunião da Academia Brasileira de Letras
Reunião da Academia Brasileira de Letras | Academia Brasileira de Letras / Divulgação

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho para ocupar sua cadeira de número 12 nesta quinta-feira, 18. Ele é sobrinho do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) e concorria com o professor indígena Daniel Munduruku.

Ele é autor de um livro de divulgação científica chamado  “No labirinto do cérebro”, no qual descreve o funcionamento do órgão e conta histórias de casos médicos.

Niemeyer Filho ocupará a cadeira do professor Alfredo Bosi, que morreu no dia 7 de abril de 2021. Neste ano, a ABL já havia escolhido como “imortais” a atriz Fernanda Montenegro e o cantor e compositor Gilberto Gil.

-Publicidade-

“Paulo Niemeyer entra para a Academia Brasileira de Letras como agente da ciência e da cultura, em sintonia com o humanismo e a modernidade. Sua presença reafirma o compromisso desta Casa com o conhecimento integral, de que ele, Paulo, é mestre consumado”, afirmou o presidente da ABL, Marco Lucchesi, em nota divulgada no site da entidade.

Leia também: “Os escritores que procurem outro lugar”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

9 comentários Ver comentários

  1. Com essa turma aí, em breve teremos um novo dicionário da linguagem neutra. Nunca vi tanto comunista reunido junto num só sarcófago.

  2. E pq não convidaram ainda poetas contemporâneos como : Valeska Popozuda, Fiuk, Manoel da caneta azul, Pablo Vittar (também conhecido como homem do saco), Dilma? Porque ein?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.