Após vitória na Câmara, governo cogita retaliação a senadores
Palácio do Planalto deve demover o tucano Izalci Lucas da vice-liderança do Senado
O alívio com o placar massacrante obtido na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, 20, que manteve os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao reajuste de servidores não minimizou a irritação (e a preocupação) do Palácio do Planalto com o comportamento majoritário dos senadores na noite anterior.
Há quem defenda no núcleo do governo alguma retaliação aos senadores apontados como “traidores”. Pelo menos três nomes estão na “lista negra”: Izalci Lucas (PSDB-DF), que detém posto de vice-líder do governo, Soraya Thronicke (PSL-MS) e Jorginho Mello (PL-SC).
O caso mais agudo é o de Izalci, que deve perder a vice-liderança. Em sua conta no Twitter, além de anunciar a derrota do próprio governo, ele conclamou os deputados a seguirem o voto majoritário do Senado.
No Senado, derrubamos o veto que proíbe os reajustes para categorias importantes e essenciais, nesses tempos de pandemia. Peço aos deputados federais que sigam o voto do Senado e façam justiça com os professores, policiais militares e civis, bombeiros, defesa civil (1/2) pic.twitter.com/PVLbzdZ8LS
— Izalci 🇧🇷 (@IzalciLucas) August 19, 2020
Soraya Thronicke também usou sua conta no Twitter para reagir, mas escolheu como alvo o ministro da Economia, Paulo Guedes. A senadora publicou um trecho de uma fala de Guedes na qual afirma que “profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia devem ser exceção”.
A sorte do Min. Paulo Guedes é que os Senadores são bem mais polidos do que ele.
Mesmo assim esse Sr não vai escapar da reprimenda, pois irresponsabilidade tem limites, e ele não está cuidando da economia da casa dele. Estamos tratando de um país!
— Soraya Thronicke (@SorayaThronicke) August 21, 2020
Em seguida, usou o trecho da Bíblia mencionado por Jair Bolsonaro desde a campanha eleitoral.
… E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.
João 8:32 pic.twitter.com/98Xm7Z7rnB
— Soraya Thronicke (@SorayaThronicke) August 20, 2020
Além da possível retaliação ao grupo que não atendeu ao pedido do governo para manter os vetos, cresceu entre os articuladores políticos e na própria equipe de Guedes a preocupação de que será preciso trabalhar muito para alinhar a base no Senado. A tendência é que nas próximas votações importantes os parlamentares sejam procurados individualmente — em alguns casos, até chamados ao Palácio do Planalto.
7 comentários
Envie um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Essa senadora Soraya, uma completa desconhecida, desejando criticar o melhor ministro da Fazenda que o Brasil conhece
CORTA O MAL PELA RAIZ, BOLSO!!
Não, Soraya, você, e todos os que votaram contra o veto do presidente, não são mais polidos que Paulo Guedes. Vocês são, sim, um bando de irresponsáveis desqualificados, que pouco estão se lixando com a situação econômica do País. Vocês estão, sim, preocupados apenas em defender seus votos e nada mais. A sociedade não aguenta mais políticos da laia de você, e de todos os que votaram não. Felizmente a revista Oeste publicou, para conhecimento de toda a sociedade, o nome dos que foram contra ou a favor do veto. Vocês deviam ter vergonha na cara, sabe, Soraya! Políticos do jaez de vocês não nos representam, e, tão pouco, fazem falta ao Brasil. Vocês são a vergonha do parlamento da Nação.
cconseguiu retratar em palavras meu sentimento com estes politico oportunitas !!
Os senadores estão se mostrando um bando de irresponsáveis. Politiqueiros de baixo nível.
Necessário demais retirar da vice-liderança.
Izalci é vice-líder e conclama à derrubar um veto! Isso é absurdo.
Soraya é péssima.
Faz tempo que escreve MUITA besteira.
(Fora a digitação horrível, como escreve mal).
Tem que botar esses senadores traíras pra correr.