Aumenta o número de roubos em regiões centrais de SP

Crimes desse tipo assustam os moradores de bairros como Itaim Bibi, Consolação, Pinheiros e Campos Elíseos
-Publicidade-
O número de roubos aumentou em Campos Elíseos
O número de roubos aumentou em Campos Elíseos | Foto: Reprodução/Redes sociais

O número de roubos em regiões centrais de São Paulo nos primeiros quatro meses de 2022 ultrapassou o total verificado no ano passado. A onda de violência está afetando principalmente bairros como Itaim Bibi, Consolação, Pinheiros e Campos Elíseos. Nesse último, por exemplo, uma delegacia local registrou 1.865 roubos nos primeiros quatro meses de 2022. No mesmo período de 2021, o total de crimes dessa natureza era de 818.

Já no bairro da Consolação, 662 roubos foram registrados nos primeiros quatro meses de 2022. No mesmo período de 2021, o número de roubos era de 312. Em Pinheiros, o mesmo tipo de crime foi praticado 801 vezes em 2022. No Itaim Bibi, por sua vez, o total foi de 541.

Além do crime

-Publicidade-

Não são apenas os roubos que preocupam os moradores da capital paulista. Como observou Paula Leal, em reportagem publicada na Edição 107 da Revista Oeste, a cidade mais rica do país está em uma situação de penúria.

“Não só pelas más escolhas materiais e estéticas, mas pela falta de ação com questões rotineiras de zeladoria”, escreve Paula. “Os números são colossais: mais de 600 mil pontos de iluminação pública e cerca de 60 mil postes de luz. O maior parque semafórico do país, com mais de 6,5 mil faróis instalados em cruzamentos e travessias. No ano passado, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou mais de 5,2 mil ocorrências envolvendo casos de vandalismo de semáforos e furtos de cabos dos equipamentos, um aumento de 15% em relação a 2020. Todos os dias, em média, 18 semáforos são danificados, e, em 2021, foram gastos mais de R$ 17 milhões para consertar os equipamentos depredados, segundo dados da prefeitura.”

O assinante pode ler a reportagem completa sobre a cidade de São Paulo ao clicar neste link.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.