Ayres Britto afirma que Bolsonaro tenta ‘intromissão indevida’ na Justiça Eleitoral

Ex-presidente do STF defende sistema 100% eletrônico de votação no Brasil e classifica voto verificável como 'retrocesso'
-Publicidade-
Ex-presidente do STF e do TSE, Carlos Ayres Britto defendeu as urnas eletrônicas
Ex-presidente do STF e do TSE, Carlos Ayres Britto defendeu as urnas eletrônicas | Foto: Divulgação

Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto partiu em defesa do sistema de votação 100% eletrônico adotado no Brasil desde 1996 e criticado por Jair Bolsonaro e aliados. Segundo o jurista, o voto verificável nas eleições do ano que vem representaria um “retrocesso”.

“Em 1996, já se experimentou em paralelo a comprovação da autenticidade do processo via impressoras, e essa experiência foi repetida em 2002. A conclusão a que se chegou à luz do dia, tecnicamente, é a de que o voto impresso é inapropriado para o fim que se pretende”, disse Ayres Britto em entrevista ao jornal O Globo. “É como misturar água e óleo. Só faz conturbar e se presta para manipulação humana, para, aí sim, fraudes. Seria um retrocesso. É preciso dizer isso às pessoas.”

Leia mais: “Ex-presidentes do TSE divulgam nota em apoio a sistema de votação no Brasil”

-Publicidade-

Indagado sobre a série de críticas de Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro, o ex-chefe do TSE disse que se trata de um “equívoco” do presidente. “É uma intromissão indevida na competência do Poder Judiciário eleitoral brasileiro. Quem processa eleição de ponta a ponta, materialmente, é a Justiça eleitoral brasileira. Vamos respeitar a independência do Poder Judiciário brasileiro. O sistema constitucional brasileiro é que diz isso”, afirmou.

Leia também: “Bolsonaro, sobre inquérito do TSE: ‘Não aceitarei intimidações’”

Ayres Britto foi um dos signatários de uma nota divulgada por ex-presidentes do TSE em defesa das urnas eletrônicas e contra a proposta de voto verificável. “A resposta institucional foi dada com a nota dos ex-presidentes do TSE. A magistratura brasileira está unida, coesa e convicta de que há no Brasil um sistema eleitoral, uma Justiça Eleitoral, e que o princípio da independência dos Poderes há de ser observado, cada qual no seu quadrado normativo. Quem entende de eleição é a Justiça Eleitoral”, disse. “O Judiciário não governa, não se candidata ao voto popular, mas impede o desgoverno. Vamos respeitar a Constituição, pronto.”

Leia também: “Militares da reserva divulgam nota em apoio ao voto ‘impresso’”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

47 comentários

    1. REVISTA OESTE, pare de ressucitar defuntos ainda mais quando nada tem a contribuir com a melhoria da sociedade. Ocupem-se de coisa mais importante do que dar espaço a comunistas e os seus ataques à democracia do nosso tão acharcado Brasil.
      Ou será que terei que assinar tambem o Antagonista?
      Se liguem!!!

      1. Quem indicou o ilustre ministro aposentado?
        O ilustre entrevistado diverge da perícia realizada pela Polícia Federal com qual embasamento?

    2. Verificando a vida pregressa deste Ministro e de outros que acham que tem histórico louvável, lembramos que os mesmos foram patrocinadores do MECANISMO, que assaltou este País….

      Portanto, suas considerações podem guardar para si e, dê graças a Deus que não foram penelizadados pela Sociedade.

      Agora temos um Presidente DEMOCRATA ouvindo o Povo e temente a Deus.

  1. Por quê esses pulhas só falam da “intromissão” indevida de Bolsonaro? Por quê não falam da “intromissão” ilegal e inconstitucional por parte de ministros do STF em assuntos que não lhes dizem respeito?

  2. Palpite de lulista é igual é igual a o que se diz por aqui: Palpite de jegue é cangalha. Esse sujeito é de tanta ruindade que até o covid não despachou essa desgraça.

    1. Essas atitudes da Revista Oeste, dando espaço para petista e comunistas, confundem os leitores. Acho que o Editor tem que prestar atenção. Essa política de dar espaço, querendo ser isentão é repugnante.

  3. Esse foi Filiado ao PT ……. Mais um ex ministro do STF lobista que tem escritório advocatício em Brasília …. Existe interesse em ter bom relacionamento com STF …..

  4. Então tá
    E intromissão do Bolsonaro noTSE ?
    Pergunto: o STF e ste podem fazer reuniões políticas com líderes de partido para mudar o rumo das coisas?
    Mais um hipócrita canalha que saiu do tumulo

  5. Muito bom “cada qual no seu quadrado normativo”, muito bom mesmo. Bem então não existiu interferência do STF no executivo ao retirar o poder do governo na pandemia e culpa-lo pelas mortes, então não existiu interferência do STF no legislativo ao determinar que a câmara instalasse uma CPI para apurar a ação do governo federal na pandemia que ele tirou o poder, então não existiu interferência do STF no legislativo ao realizar reunião com os lideres de partidos para mudar os deputados na comissão do voto impresso, então não existiu interferência do STF na PGR ao instalar o inquérito do fim do mundo rasgando a constituição, então não existe interferência do STF no executivo ao impedir a nomeação do diretor da policia federal pelo presidente, então não existe interferência do STF e TSE no executivo ao abrir investigação contra o presidente da republica sem consultar a PGR. O STF aceita provas oriundas de um crime de segurança nacional para inocentar um criminoso e punir um juiz, criam um malabarismo jurídico gigantesco para se referir a competência de julgamento do Lula para traze-lo para a disputa leitoral, isso tudo na cara do povo, as claras. Realmente eles não temem mais o povo, o presidente e as forças armadas, enquanto isso, continuamos aqui gritando na rua aguardando alguém nos salvar dessa ditadura travestida de democracia em que todos serão perseguidos, inclusive quem hoje está aplaudindo toda essa bizarrice.

  6. Lembro do apelido dele em MG antes de ser presenteado com vaga no STF, chamavam-no de “Carlinhos do PT”. Este é o nível dos nossos juízes do STF com esta desgraça conhecida como petismo lulista comunista.

  7. A proposta do voto impresso não é um retrocesso, é um avanço tecnológico pois avançamos para uma urna eletrônica mais avançada em sua geração e com a impressora acoplada. O Executivo não interfere no Judiciário, pelo contrário, visto a nomeação do Superintendente da PF. É arrogância afirmar que apenas o TSE entende de eleição. Porque o TSE é contra a TRANSPARÊNCIA?.

  8. Triste e ridículo espetáculo perpetrado por um homem que presidiu o STF. Será que esse senhor perdeu noção de tempo e, em razão disso, não tem conhecimento que a maioria dos países que assumiram a urna eletrônica, aqui implantada há 25 anos, já a modificaram para melhor, com alguns deles já na terceira geração? Quando vejo um homem de cabelos brancos afirmando bobagens, vêm-me automaticamente à cabeça o famoso episódio que em Portugal ficou conhecido por Questão Coimbrã, polêmica travada pelos jornais da época, envolvendo Antônio Feliciano Castilho, com quase 80 anos e Antero de Quental, com 25. Aproveitando uma bobagem pronunciada por Antônio Castilho, Antero disparou: “Mestre, me desagrada tanto um criança grave, quanto um velho frívolo”. Calado, esse Aires Britto, é um sábio.

  9. Alguém avisa à Sua Excelênça que o STF realizou uma “intromissão indevida” no Legislativo.
    Ah, contra a Lei! Vossa Excelênça ficou caladinha, né? Rsrsrs

  10. Em que mundo vive um idiota destes, ele não enxerga as agressões diuturnas que STF promove contra o Presidente. Cala a boca e não fala asneiras seu poeta de meia tigela.

  11. Velho e canalha…acéfalo. Seu biltre aonde esse sistema é confiável ???? a manobra juntamente com as pesquisas malditas e mentirosas é preparar o golpe antecipadamente. vem pra rua vc e o lulaLadrão que vcs verão o que pensa a população Honesta do Brasil. Crápulas vermes de fezes de gato!!!!!!!!!!!!!!

  12. Com todo respeito aos seus cabelos brancos, vai catar coquinho sua múmia paraplégica. Total inversão de valores: quem está se intrometendo no processo eleitoral é o TSE, que deveria ficar quietinho no seu canto, obedecendo o que o congresso nacional definir. Seu gagá de uma merda.

  13. Mais um palhaço que acha que a justiça eleitoral deve legislar. Alguém precisa informar pra esse senhor que somente políticos com mandato e com votos podem fazer leis e a função da justiça é somente aplicá-las.

  14. Brasil, terra de muitos canalhas e covardes, e poucas pessoas de caráter e coragem.
    Como no filme Star Wars, o Império Contra Ataca, mas vamos chamar o Império de ” “Sistema” apenas.
    …. Tudo começou quando o ” Sistema ” rasgou a Constituição no impeachment da Dilma, e todos falaram ” Está tudo bem, tudo Normal”
    Depois o “Sistema” criou um inquérito claramente inconstitucional, ABSOLUTAMENTE ilegal para perseguir seus opositores, prendendo jornalistas, perseguindo empresários, e todos falaram ” Está tudo bem, tudo Normal”
    Indo além, o ” Sistema ” soltou o Condenado, e integrante do Sistema, causador do maior escândalo de corrupção da humanidade , e todos falaram ” Está tudo bem, tudo Normal”
    Mas o ” Sistema” resolveu ir além, a anulou todas as condenações do Condenado, integrante do Sistema, tornando-o elegível ao cargo de Presidente do Brasil, e todos falaram ” Está tudo bem, tudo Normal”
    O ” Sistema” não para, e continua a perseguir opositores, quebrando sigilos, divulgando sigilos, humilhando, ridicularizando opositores, médicos, cientistas em praça pública, e todos falaram ” Está tudo bem, tudo Normal”
    Agora o ” Sistema” percebendo que mesmo com todos os esforços e ilegalidades cometidas, ainda sim, corre o risco de perder as eleições em 2022, vem através de um membro, Juiz do STF, que milita, legisla, chantageia políticos para que não seja modificado o sistema que hoje permitiria uma ÓBVIA fraude em 2022, ainda sim, todos falam ” Está tudo bem, tudo Normal”
    Mas o ” Sistema” não descansa, e continua quebrando sigilos, de orgãos de imprensa independentes, continua perseguindo opositores, ameaçando quem se põe contra o eles, e todos falam ” Está tudo bem, tudo Normal”
    Mas só para garantir, o “Sistema” , o mesmo que tornou elegível o maior corrupto da humanidade, busca tornar inelegível um opositor, criando narrativas apoiadas por uma imprensa vendida, suja , e continuamos falando ” Está tudo bem, tudo Normal”
    Onde vamos parar? Olhem para Venezuela, nossos vizinhos, bem pertinho de nós, lá encontraremos essa resposta.
    Como dizia o Capitão Nascimento do Filme ” Tropa de Elite” ironicamente interpretado por um ator que também faz parte do ” Sistema” O SISTEMA É PHODA.
    Mas o principal problema do Brasil? Não é o Sistema, ele só faz o que se espera que ele faça, o principal problema do Brasil?
    Voltemos para minha frase inicial;
    Brasil, terra de muitos canalhas e covardes, e poucas pessoas de caráter e coragem.

  15. Esse é outro que faz do corporativismo sua bandeira. Nunca chegou a soltar uma nota de reprovação dos seu pares que foram pegos na lista de propinas da Odebrecht como o amigo do amigo do meu pai.

  16. Globo podre com militante petista! Você poderia esperar o que desta entrevista? Só poderia sair naturalmente, um puro vômito e sem a necessidade de se espremer!

  17. Esses caras atrapalham a vida do povo brasileiro no cargo e agora querem dar opinião errada depois de aposentados. Vai jogar dama Aires Brito, sua opinião não vale de nada para o Brasil.

  18. Esses biltres, sempre querendo defender suas polpudas rendas. Falar de intromissão do presidente em outro poder é querer desviar o foco de como os vermes do STF vêm atuando no país. Eles sim é que estão atuando contra o Brasil (são os traidores da pátria). Estou dizendo que o lulababá e os quatrocentos ladrões estão em polvorosa querendo voltar ao poder.

  19. O que dizer de Ayres Brito ainda bem que e’ ex nada representa mais, deve ter se fartado no passado com as goloseinas da corrupçao , o formato na forma que era impresso em 2002 imaginemos a impressora como era ? a evolucao da forma de imprimir hj. evoluio quem nao foi o cerebro dos que ficaram no passado , o voto auditado nos moldes atuais satisfaz sim , mais que a falta de sensatez, e que os ignorantes do retrocesso se aquetem rsrs

  20. Brasil, Butão e Bangladesch são os únicos países a usarem urnas eletrônicas sem o comprovantes impressos. Não, o senhor nem os seus pares são deuses que dominam o conhecimento nem a sabedoria. São enganadores.

  21. Ver tantos ilustres defendendo a manutenção do esquema existente com base em um entendimento flagrantemente distorcido do que está sendo proposto, e assumindo que são pessoas lúcidas e esclarecidas, só reforça em mim a convicção de que encontramos a “Mãe de Todas as Fraudes”, o “Lugar Onde o Mal Nasce”.

  22. Só rindo. Como não se preocupar com o processo eleitoral? O tribunal que decide, o resto é interferência de poderes, que beleza não?
    Nosso sistema que está defasado, como não se preocupar com um sistema que só é usado por países como Butão e Bangladesh, países paupérrimos com política pra mais que obscura.

  23. Quem o nomeou em 2012? Quem, outrora parecerista contra a contribuição dos inativos (que Lula jurou na campanha que não criaria, para ganhar o voto dos aposentados), votou a favor da cobrança na pele de integrante da Suprema Corte?

  24. Seu FDP, pedir transparência, nesse processo que já esta sobejamente comprovado ser absolutamente fraudável é crime??? BANDO DE LIXO!!!

  25. mais uma raposa com o rabo a vista… começando pela palavra ‘retrocesso” quando sai da boca desses vigaristas significa que eles monopolizam a virtude e quem não concorda com eles são do mal e estão errados.. uma forma de malandragem retórica sofista cretina! e a outra e acusar o bolsonaro exatamente daquilo do que eles tem feito, estão fazendo e farão(Olavo de carvalho que o diga).

  26. Todos estão bem alinhados e empenhados em ataques ao Presidente. Quem realmente comete ou cometeu crimes estão em liberdade.
    O ex-ministro lembrou que a constituição existe, sugiro que lembre seus colegas.
    Vamos lutar juntamente com JMB…

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro