Brasil recicla 97% de todas as latas de alumínio consumidas no país

"Estamos mostrando para o mundo que é possível se desenvolver com sustentabilidade", afirma secretário de Qualidade Ambiental
-Publicidade-
Reciclagem chega 30 bilhões de latas por ano no Brasil
Reciclagem chega 30 bilhões de latas por ano no Brasil | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Com uma média de reciclagem de 97% de todas as latas de alumínio consumidas internamente, o Brasil é um dos líderes mundiais nesse tipo de reaproveitamento e está à frente da Europa (67%) e dos Estados Unidos (60%). Os dados foram divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente na quinta-feira 4, durante uma apresentação da pasta na COP26 — a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Leia também: “O mundo precisa aprender com o Brasil”, reportagem de Branca Nunes publicada na Edição 85 da Revista Oeste

Para fazer a coleta, o setor emprega 800 mil catadores. Todos os anos, o mercado brasileiro recicla 400 mil toneladas de latinhas — o que corresponde a quase 30 bilhões de unidades, considerando a embalagem comum de 350 mililitros. Caso elas fossem empilhadas uma a uma, o resultado seria uma fileira com aproximadamente 4 milhões de quilômetros de comprimento. Essa distância corresponde a cerca de 100 voltas ao redor do planeta Terra.

-Publicidade-

De acordo com o Ministério da Meio Ambiente (MMA), o volume de latas recicladas desde 2005 impediu a emissão de 19 milhões de toneladas de carbono.

“Esse modelo que contribui com uma nova economia verde pode inspirar muitos países a seguir nosso modelo de sustentabilidade”, disse André França, secretário de Qualidade Ambiental do MMA. “Estamos mostrando para o mundo que é possível se desenvolver com sustentabilidade, preservando recursos naturais, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, gerando emprego e renda com sustentabilidade e evitando o descarte inadequado que poderia poluir solo e águas.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. A GENTE PEGA TODAS AS LATINHAS QUE ENCONTRA PELAS RUAS.

    PAGAM 8 REAIS O QUILO, QUE, AMASSADAS, É O EQUIVALENTE A QUASE DUAS SACOLAS DE SUPERMERCADOS CHEIAS.

    EM COMPENSAÇÃO, A GARRAFA LONG NECK É O QUE MAIS SE VÊ EM LOCAIS PÚBLICOS, ABANDONADAS POR MUITO TEMPO, QUANDO NÃO SÃO QUEBRADAS E OFERECEM RISCO ÀS PESSOAS E AOS ANIMAIS.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.