Brasil vai sediar maior evento de estudos espaciais do mundo

O SSP é considerado o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial
-Publicidade-
A cidade vai receber cerca de 300 pessoas de 50 países diferentes
A cidade vai receber cerca de 300 pessoas de 50 países diferentes | Foto: Divulgação

O Brasil vai sediar o maior evento de estudos espaciais do mundo. O SSP23 (Programa de Estudos Espaciais, na sigla em inglês) será realizado em São José dos Campos, em São Paulo, entre junho e agosto de 2023.

A cidade vai receber cerca de 300 pessoas de 50 países diferentes, entre professores, estudantes, astronautas e líderes mundiais de agências espaciais.

Organizado pela Universidade Espacial Internacional, o SSP é considerado o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial, tendo formado cerca de 5 mil profissionais de mais de cem países.

-Publicidade-

Será a primeira vez que o programa será realizado no Brasil. Na América Latina, apenas a cidade de Valparaíso, no Chile, sediou uma edição do SSP, em 2000.

Os estudos acadêmicos serão realizados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que submeteram conjuntamente com a prefeitura de São José dos Campos a proposta para sediar o SSP 2023. O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Agência Espacial Brasileira.

“Representa uma importante oportunidade para o Programa Espacial Brasileiro reunir nossa comunidade de instituições relacionadas ao espaço, permitindo maior interação, cooperação global e motivar nossa indústria para as fronteiras da tecnologia espacial”, afirmou Clezio De Nardin, diretor-geral do Inpe.

Vitrine internacional

Além do propósito acadêmico, o SSP representa uma vitrine internacional. Instituições e empresas que atuam na área espacial podem mostrar suas capacidades, fortalecer contatos e firmar acordos comerciais e cooperações internacionais.

Ainda durante o período do programa, transitarão por São José dos Campos astronautas e personalidades ilustres do setor, que participarão de eventos abertos ao público em geral — painel de astronautas, palestras, competição de robôs, competição de lançamento de foguetes —, e haverá outras atividades voltadas para a popularização da ciência e das atividades espaciais.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Que sirva para atrair grandes cérebros estrangeiros…SJC é uma cidade linda vista da estrada….mas não sei se é cheia de NÒIAS Cracudos….esse lixos humanos afugentam qualquer ser civilizado…
    BRASIL só atrai VAGABUNDOS…a escumalha!
    Os bons da AL vão para Uruguai, Florida, Espanha/Portugal
    Paris, Italia, Inglaterra já atraem os africanos bons….
    Aqui já temos nossa própria escumalha e ainda importamos mais. Só parasitas em 90% dos casos….os únicos que saem fora dessa curva são os Bolivianos…pelo menos os mais antigos são trabalhadores …os que nasceram aqui já estão virando tranqueiras.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.