Espera-se que 100.000 testes possam ser realizados até sexta-feira
As autoridades de saúde realizaram na última terça-feira, 21, em Brasília o primeiro teste de massa no Brasil para diagnosticar o novo coronavírus.
A expectativa é que 100.000 testes possam ser realizados até a sexta-feira em cinco pontos da capital, o equivalente a 3,3% da população do Distrito Federal.
No primeiro dia de operações 5.000 testes rápidos foram disponibilizados. Centenas de pessoas compareceram no estacionamento do estádio de futebol Mané garrincha, um dos cinco pontos na cidade concedido para as operações.
O procedimento, que dura apenas alguns minutos, é realizado sem que as pessoas saiam do carro.
Uma picada no dedo é suficiente para coletar uma amostra de sangue e determinar se houve ou há contágio.
“Temos que ter mais de 70% de isolamento social, conseguimos achatar nossa curva de crescimento do vírus e agora chega outra etapa muito importante, que são os testes em massa”, afirmou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Na segunda-feira, Brasília registrou 872 casos e 24 mortes pelo novo coronavírus, com uma taxa de mortalidade de 2,8%, abaixo da média nacional de 6,3%.
O governador Rocha disse que espera realizar até 450.000 testes (15% da população) e que as informações obtidas orientarão a tomada de decisão sobre a reabertura de atividades no Distrito Federal, em quarentena parcial, segundo a agência AFP.
Não creio que o ‘teste’ seja feito em 2 min, mas apenas amostragem de sangue para análise posterior. Nese caso, uma informações importantes são o tempo para emissão do resultado e a forma de notificação das pessoas.