Pelo quinto dia consecutivo, a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos nesta sexta-feira, 12. O alerta foi dado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura às 15h12 para todas as regiões da capital paulista.
A chuva já teve pontos fortes em diferentes partes da cidade, como Vila Mariana e Cidade Ademar (zona sul), Lapa (zona oeste), Jaçanã e Casa Verde (zona norte). O CGE afirmou que a precipitação se desloca de oeste para leste.
A prefeitura recomenda que as pessoas evitem transitar por ruas alagada e que busquem abrigo em casas e prédios, mantendo distância de árvores e das redes aéreas de fiação elétrica.
Chuva afeta São Paulo durante a semana
Na terça-feira 9, um idoso de 62 anos morreu eletrocutado na Vila Clementino, zona sul, ao ser atingido por um cabo de energia que caiu durante o temporal.
+ Veja: Chuva com raios e trovões? Fenômeno físico faz do carro um lugar seguro
Na quarta-feira 10, a chuva causou caos na capital paulista. Por volta das 22h30, foram registrados 19 pontos de alagamento, sendo 17 intransitáveis. Em um deles, na Marginal Tietê, motoristas tiveram de manobrar ou voltar em marcha à ré para subir na contramão a alça de acesso da ponte das Bandeiras, sentido centro.
Na altura do túnel do Vale do Anhangabaú, que estava fechado por causa do alagamento, era preciso fazer outro desvio e entrar na região do Largo São Bento, também cheio de água.
Previsão
A previsão é de chuva forte até ao menos esta sexta-feira, 12, mas o tempo instável deve atravessar o fim de semana.
De acordo com o CGE, as precipitações são resultado de uma instabilidade vinda do interior pela ação de uma frente fria.
+ Leia as últimas notícias sobre Brasil no site de Oeste
A intensidade da chuva aumenta devido à ação de um cavado perto da capital paulista. O fenômeno é caracterizado por uma área de baixa pressão atmosférica alongada, que direciona umidade para a atmosfera.
+ Leia também: Sudeste vai encarar grandes volumes de chuva nos próximos dias