Cientistas recusam honraria após Bolsonaro revogar prêmio a pesquisadores

Grupo anunciou renúncia coletiva em carta aberta divulgada hoje
-Publicidade-
Presidente é acusado de perseguir cientistas, segundo carta divulgada
Presidente é acusado de perseguir cientistas, segundo carta divulgada | Foto: Agência Brasil/Divulgação

Através de carta aberta divulgada neste sábado, 6, 21 cientistas brasileiros renunciaram à Ordem Nacional do Mérito Científico, do qual haviam sido condecorados. A ação foi uma resposta do grupo ao presidente Jair Bolsonaro, acusado de organizar “perseguições a colegas cientistas” e “cortes nos orçamentos federais para a ciência e tecnologia”.

“Enquanto cientistas, não compactuamos com a forma pela qual o negacionismo em geral, as perseguições a colegas cientistas e os recentes cortes nos orçamentos federais para a ciência e tecnologia têm sido utilizados como ferramentas para fazer retroceder os importantes progressos alcançados pela comunidade científica brasileira nas últimas décadas”, informa a carta.

-Publicidade-

A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma honraria concedida todos os anos pelo governo federal a fim de homenagear pessoas que se dedicaram ao avanço da ciência no país.

O gesto veio depois que o presidente Bolsonaro revogou a homenagem da ordem a dois pesquisadores: o médico Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, da Fundação Oswaldo Cruz, e a médica Adele Benzaken, atual diretora da Fiocruz Amazônia e ex-diretora do Departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde.

Lacerda foi responsável por coordenar uma pesquisa com uso de cloroquina no combate à covid-19 em abril do ano passado, em Manaus.  O estudo é alvo de investigação do Ministério Público Federal em razão do uso de superdosagem da medicação, que resultou na morte de 11 pacientes. Já Adele foi demitida em janeiro de 2019, no começo do governo Bolsonaro, da direção do departamento do Ministério da Saúde que elaborava políticas para prevenção, vigilância e controle de infecções sexualmente transmissíveis.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.