Depois de nove dias de paralisação por causa das enchentes, a Câmara Municipal de Porto Alegre retoma suas atividades nesta quarta-feira, 15. A sessão ocorre em um novo local, na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), às 14 horas, mas sem uma pauta específica definida, segundo UOL.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O prédio da Câmara fica localizado próximo à orla do Guaíba e foi inundado após o lago transbordar. Embora houvesse um plano inicial de manter a suspensão até a próxima sexta-feira, 17, a decisão foi de antecipar a retomada dos trabalhos.
Na terça-feira 14, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul também retomou suas sessões, realizadas de forma on-line. Durante essa sessão, foi aprovado o projeto que decretou calamidade pública no Estado, o que permite ao governo descumprir metas fiscais e outras restrições orçamentárias pelos próximos dois anos.
Nível do Guaíba
O nível do Guaíba continuava acima do normal, com 5,2 metros às 8 horas desta terça-feira 14, conforme dados oficiais. A Prefeitura de Porto Alegre contabiliza mais de 10 mil desabrigados e instalou mais de 150 estruturas emergenciais para alojar essas pessoas.
Além disso, um hospital de campanha começou a operar na zona norte da cidade desde a segunda-feira 13. A unidade tem capacidade para atender mais de 200 pessoas diariamente e funciona 24 horas por dia.
Mas político trabalha?