Conexão Brasil–Portugal: PF faz operação contra o tráfico

Grupo escondia cocaína na fuselagem de aeronaves que faziam o transporte entre os dois países
-Publicidade-
Agentes cumprem mandados em cinco Estados brasileiros e em Portugal
Agentes cumprem mandados em cinco Estados brasileiros e em Portugal | Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira, 19, a Operação Descobrimento, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína.

São cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva nos Estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco. Em Portugal, com o acompanhamento de agentes federais, a polícia portuguesa cumpre três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão nas cidades do Porto e Braga.

A Justiça brasileira também decretou medidas patrimoniais de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias usadas pelos investigados.

-Publicidade-

Tráfico internacional entre os dois países

As investigações tiveram início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no Aeroporto Internacional de Salvador (BA) para abastecimento. Depois de ser inspecionado, foram encontrados cerca de 600 quilos de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave.

A partir da apreensão, a PF conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa de tráfico de drogas atuante nos dois países, composta de fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores e doleiros (que faziam a movimentação financeira do grupo).

Parte da droga localizada na fuselagem do avião durante as investigações | Foto: Divulgação/PF
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.