-Publicidade-

Consumo das famílias cresce 7,6% no terceiro trimestre de 2020

Dados divulgados hoje explicam parte da alta de 7,7% do PIB

Dados divulgados explicam parte da alta de 7,7% do PIB

Consumo
Foto: Divulgação/Agência Brasil

O consumo das famílias brasileiras cresceu 7,6% no terceiro trimestre deste ano, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira 3. No auge das medidas de isolamento para conter a covid-19, o consumo havia despencado 12,2% — uma queda recorde.

Os dados divulgados ontem explicam parte da alta de 7,7% do PIB (Produto Interno Bruto) no período, fortalecendo setores como o comércio e a indústria de transformação.

Leia também: “PIB do Brasil cresce e tem maior variação desde 1996”

O consumo das famílias é o principal componente do PIB sob a ótica da demanda, respondendo por quase 70% do cálculo do indicador, e tem sustentado a retomada da economia nos últimos anos. Entretanto, segundo o IBGE, o consumo teve contração de 6% em relação ao mesmo período de 2019.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie-nos a sua opinião, sugestão ou crítica! Fale conosco
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês