-Publicidade-

Com ‘lockdown’, Portugal chega à lista dos 10 países com mais mortes com covid-19 por milhão de habitantes

O país registrou mais mortes com a covid-19 nos primeiros 40 dias de 2021 do que em todo o ano anterior
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Portugal se tornou o décimo país com mais mortes por milhão de habitantes, consideradas desde o começo da pandemia. A nação europeia apareceu nessa posição na noite de ontem, terça-feira 9, no site Worldometers — do primeiro registro de contaminação com a doença até ontem, foram 1.430 mortos nessa proporção.

Portugal registra mais mortes com a covid-19 nos primeiros 40 dias de 2021 do que em todo o ano anterior

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, das 14.354 mortes registradas desde o começo da pandemia, 7.524 ocorreram entre 1º de janeiro de 2021 e ontem. Isso significa que, nos primeiros 40 dias deste ano, os óbitos com a doença foram maiores do que em todo o ano passado.

Leia também: “As provas da ineficiência do lockdown

Em 2021, foram 738 mortes para cada milhão de habitantes — a maior taxa do mundo para um país com mais de 1 milhão de residentes. Em janeiro, foram 525 mortos para esse contingente populacional e, nos primeiros nove dias de fevereiro, 213.

Leia mais: veja a evolução da pandemia no Brasil e no Mudo

O relato de uma médica brasileira que mora em Portugal

Em entrevista à Rádio França Internacional no fim de janeiro, a médica brasileira Nair do Amaral, que trabalha na linha de frente contra a covid-19 em Lisboa, capital portuguesa, contou que a maioria de seus pacientes são idosos que estavam seguindo as medidas de isolamento.

“O que vejo a meu redor não são pessoas de mau comportamento, pessoas que não cumprem as medidas de prevenção”, afirmou. “O que nós vemos são pessoas de meia-idade e idosos mais frágeis, pessoas de idade muito avançada — octogenários, nonagenários e centenários  —, em sua massiva maioria com comorbidades. Existem alguns de meia-idade, entre 50 e 70 anos, mas são a minoria. Não tenho na minha vivência, e compartilho isso com colegas, pessoas que não cumpriram as medidas. Muitos estavam isolados, quietos em casa.”

Confira os 10 países que registraram mais mortes por milhão com covid-19 em cada mês durante a pandemia

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês