Covid-19: estudo mostra que ‘shows’ podem ser seguros

Pesquisa sugere que eventos em lugares fechados têm impacto baixo no número de infecções, desde que haja boa ventilação e protocolos de higiene
-Publicidade-
| Foto: Divulgação/Freepic
| Foto: Divulgação/Freepic | | Foto: Divulgação/Freepic

Pesquisa sugere que eventos em lugares fechados têm baixo impacto no número de infecções, desde que haja boa ventilação e rígidos protocolos de higiene

covid-19
Ventilação é uma das variáveis mais importantes no controle da disseminação do coronavírus
Foto: Divulgação/Freepic
-Publicidade-

Uma pesquisa alemã pode trazer boas notícias para os que gostam de shows, mas estão frustrados com as medidas sanitárias aplicadas por governos na tentativa de “conter a covid-19”. Em agosto deste ano, a análise de um show simulado por cientistas em um recinto fechado mostrou que o impacto de eventos similares na propagação do coronavírus varia de “baixo a muito baixo”. Contudo, os organizadores têm de assegurar ventilação adequada, rígidos protocolos de higiene e limite de capacidade, informou nesta segunda-feira, 7, o jornal The New York Times. “Não há nenhum argumento para que eventos assim não sejam promovidos. O risco de infecção é muito baixo”, salientou à publicação norte-americana Michael Gekle, médico e integrante da equipe que conduziu o estudo.

Segundo os pesquisadores, a ventilação é uma das variáveis mais importantes no controle da disseminação do coronavírus. Em um dos cenários testados pelo experimento, jatos de ar fresco eram disparados pela Quarterback Immobilien Arena, em Leipzig, na Alemanha, onde acontecia o show do cantor pop Tim Bendzko. A pesquisa concluiu que a probabilidade de exposição ao vírus era muito menor nessas condições do que quando os jatos eram desligados e a circulação de ar, consequentemente, diminuía. O estudo também registrou que a distância física é um fator significativo no controle do risco de contágio. De acordo com o experimento, os períodos de menor distanciamento entre os participantes aconteceram durante os intervalos do show e na chegada ao local.

Leia também: “O erro do lockdown”, reportagem publicada na edição n° 14 da Revista Oeste

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comment

  1. Agora ficou perfeito! Aglomeração para cantar ‘fora seja lá quem for o fascista do momento’, ok. Em sala de aula, ah, não: risco de vida!

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site