-Publicidade-

Manaus suspende vacinação contra a covid-19

A paralisação ocorre para redefinição das prioridades dos grupos que devem receber as primeiras doses do imunizante
Manaus suspende vacinação contra a covid-19
Manaus suspende vacinação contra a covid-19 | Foto: Danilo Yoshioka/Futura Press/Estadão Conteúdo

A vacinação contra a covid-19 foi suspensa temporariamente em Manaus nesta quinta-feira, 21. Segundo a prefeitura e a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, a paralisação ocorre para redefinição das prioridades dentro do grupo que deve receber as primeiras doses do imunizante enviadas pelo governo federal.

De acordo com as autoridades, a vacinação deve ser retomada amanhã, sexta-feira 22, após a reformulação dos critérios de prioridade para a imunização, que deve focar em profissionais de saúde expostos à covid-19. A cidade teria recebido doses suficientes para vacinar apenas 34% dos profissionais da área.

A prefeitura afirmou ainda que a suspensão atende à recomendação de órgãos de controle locais, que solicitaram ao governo estadual a reorganização do plano de distribuição da vacina “com os critérios de definição de prioridades baseados na exposição ao risco, comorbidades e faixa etária”.

O Amazonas recebeu 282.320 doses da CoronaVac. Como são necessárias duas doses do imunizante para garantir a proteção contra o coronavírus, inicialmente o Estado previa a vacinação de 100.642 indígenas; 29.361 profissionais de saúde; 400 idosos com mais de 60 anos que vivem em abrigos e 60 portadores de necessidades especiais também institucionalizados.

Do total de doses recebidas, 13.046 fazem parte da chamada “reserva técnica”, criada devido à possibilidade de perda do material em acidentes ou de contaminação.

Leia também: “Coronavírus: em Manaus, filhos de famílias influentes recebem nomeações na Saúde na semana da vacinação”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês