Nesta quinta-feira, 21, o Ministério da Saúde anunciou que capacitará cerca de 94 mil profissionais de Saúde que atuam diretamente na vacinação contra o coronavírus em todos os municípios do país. O treinamento dos agentes tem carga horária total de 180 horas e será feito, à distância, por meio do programa ImunizaSUS.
As aulas serão transmitidas para as Unidades Básicas de Saúde dos municípios em horários pré-determinados através do canal de satélite que pertence ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Os vídeos também ficarão disponíveis na internet em um Ambiente Virtual de Aprendizagem.
“Estamos vivenciando a maior campanha, o maior desafio que tivemos neste país em relação à vacinação, que é a vacina contra a covid-19”, disse Willames Freire, presidente do Conasems.
O evento também contou com a presença do ministro da Saúde, Eduardo Pauzuello, que citou uma série de ações em favor do SUS, como a capacitação de profissionais de saúde.
“Isso tudo que estamos fazendo é uma grande virada”, afirmou Pazuello. “Paralelo à vacina, paralelo ao combate ao novo coronavírus, paralelo aos desgastes diários, paralelo às fake news, paralelo às pressões de todos os lados”.
Leia também: “Pazuello garante que não há atraso na importação de IFA para vacinas”
Isso já deveria ter sido feito há tempos… a operacionalização dessa vacinação está simplesmente lamentável…