OMS não sabe se pacientes curados da covid-19 ficam imunes a reinfecção

Curados de coronavírus podem não estar imunes à reinfecção, afirma OMS
-Publicidade-

Autoridades da Organização Mundial da Saúde disseram nesta segunda-feira, 13, que nem todas as pessoas que se recuperam do coronavírus possuem anticorpos para combater uma segunda infecção. A incerteza aumenta a preocupação de que pacientes não desenvolvam imunidade após sobreviverem à covid-19

Dr. Mike Ryan, diretor executivo da OMS
Dr. Mike Ryan, diretor executivo da OMS/Reprodução
-Publicidade-

“Não temos resposta sobre isso”, pontuou o diretor executivo do Programa de Emergências da OMS, Mike Ryan, em entrevista coletiva realizada na sede da organização em Genebra.

Um estudo preliminar feito em Xangai apontou que alguns pacientes “não tinham resposta detectável de anticorpos”, enquanto outros tinham uma resposta muito alta, disse a principal cientista da OMS no combate à covid-19, Dra. Maria Van Kerkhove.

Mais de 300 mil dos 1,87 milhão de casos de coronavírus em todo o mundo se recuperaram, observaram as autoridades da OMS. Porém, eles precisam de mais dados dos pacientes recuperados para entender sua resposta de anticorpos, se isso lhes dá imunidade e por quanto tempo.

“Isso é algo que realmente precisamos entender melhor: como é a resposta do anticorpo em termos de imunidade”, disse Van Kerkhove.

Ryan também disse que há dúvidas sobre se o vírus pode se reativar depois que um paciente se recupera e testa negativo para a covid-19. Segundo ele, alguns pacientes também podem eliminar a infecção principal, mas desenvolver uma infecção bacteriana secundária.

Os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças disseram que estão desenvolvendo um teste para detectar a presença de anticorpos contra o coronavírus e determinar se uma pessoa pode estar imune à doença. Embora esse teste possa mostrar quem foi exposto ao vírus, não está claro se ele pode identificar aqueles imunes à reinfecção, segundo a OMS.

 

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site