Pessoas que não tiveram covid-19 podem ser imunes, garante estudo
Pesquisa publicada na revista Nature menciona “imunidade cruzada”, que ocorre quando as células desenvolvem memória a partir de infecções anteriores
Uma pesquisa publicada na quarta-feira 29 pela revista científica Nature informa que algumas pessoas não infectadas pelo coronavírus podem ser imunes à covid-19. O estudo encontrou, entre 68 amostras de adultos saudáveis na Alemanha que não haviam sido expostos ao coronavírus, que 35% deles possuíam células T no sangue. Elas são parte do sistema imunológico e ajudam o organismo a se defender de infecções.
Leia também: Acompanhe a evolução da covid-19 no Brasil e no mundo
“Eles provavelmente adquiriram essas células em infecções prévias de outros tipos endêmicos de coronavírus”, argumentam os autores do levantamento, fruto de uma parceria entre pesquisadores da Alemanha e do Reino Unido. Em síntese, o efeito, na ciência, é chamado de imunidade cruzada. Portanto, quando as células desenvolvem memória a partir de outras infecções anteriores.
Envie um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.