Vacina russa contra covid-19 produz anticorpos em primeiros testes

Sputnik-5 passou pelo que pode ser considerado testes clínicos de primeira e segunda fases, em estudo da revista The Lancet.
-Publicidade-
Vacina russa produziu resposta imune sem efeitos colaterais, mas ainda está em fases iniciais de testes, segundo a <i>The Lancet</i>| Foto: Divulgação
Vacina russa produziu resposta imune sem efeitos colaterais, mas ainda está em fases iniciais de testes, segundo a The Lancet| Foto: Divulgação | vacina russa, sputnik 5, the lancet, testes, covid-19

Sputnik-5 passou por testes clínicos de primeira e segunda fases, em estudo da revista The Lancet

vacina russa, sputnik 5, the lancet, testes, covid-19
Vacina russa produziu resposta imune sem efeitos colaterais, mas ainda está em fases iniciais de testes, segundo a The Lancet| Foto: Divulgação

A vacina russa contra a covid-19, Sputnik-5, produziu anticorpos e não teve efeitos colaterais graves nos primeiros testes realizados e publicados na revista científica The Lancet. 

-Publicidade-

No total, 76 pessoas receberam o imunizante e todos obtiveram os mesmos resultados.

Os testes clínicos podem ser considerados como de primeira e segunda fases, quando os cientistas avaliam a eficácia e a segurança de um novo medicamento.

A Rússia já licenciou a vacina para uso doméstico no mês passado. Entretanto, ainda falta realizar os testes de terceira fase, quando voluntários são divididos em grupos em que parte recebe a vacina e outra parte recebe placebo (pílulas de açúcar, por exemplo) com fins de comprovar a efetividade do imunizante.

Por isso, a publicação tem um peso importante para os russos, que agora devem realizar a terceira fase com 40 mil pessoas. No Brasil, o Estado do Paraná comprou o direito de fabricar a vacina e deve iniciar os testes dentro de um mês.

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.