Covid-19: Anvisa aprova venda de remédio nas farmácias

A Pfizer informou que vai iniciar o processo de importação do medicamento

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Ainda segundo a orientação da Anvisa, o remédio deverá ser utilizado somente por adultos
Ainda segundo a orientação da Anvisa, o remédio deverá ser utilizado somente por adultos | Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na segunda-feira 21 a venda do Paxlovid em farmácias do país. O remédio consiste em dois medicamentos antivirais em conjunto: o nirmatrelvir e o ritonavir, que quando combinados bloqueiam uma enzima que o vírus da covid-19 precisa para se replicar no corpo.

Nas farmácias, é necessária uma prescrição médica. O Paxlovid, porém, estará com bula e rotulagem em português de Portugal e em espanhol.

Em nota a Pfizer, responsável pelo medicamento, informou que “iniciará o processo de importação, para posterior comercialização do produto, o que buscará fazer da forma mais célere possível”.

-Publicidade-

Ainda segundo a orientação da Anvisa, o remédio deverá ser utilizado somente por adultos e é indicado para o tratamento da covid naquelas pessoas que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para covid grave.

Além disso, para que o tratamento seja efetivo, os dois comprimidos devem ser tomados juntos por via oral, duas vezes ao dia, durante cinco dias.

A Anvisa afirma que aprovação da droga levou em consideração a venda do produto no mercado privado em outros países, com a aprovação de autoridades internacionais de referência, como Estados Unidos e Canadá.

A diretora relatora da Anvisa, Meiruze Freitas, destacou que a venda do medicamento no mercado privado irá aumentar a facilidade de acesso ao tratamento contra a doença. “O diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessário, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves”, disse.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Leiam e tirem suas dúvidas.
    Aqui está o que os cientistas sabem sobre o rebote de Paxlovid
    https://time-com.translate.goog/6181388/paxlovid-rebound-what-to-know/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

    Efeito rebote dos fármacos modernos: evento adverso grave desconhecido pelos profissionais da saúde
    https://www.scielo.br/j/ramb/a/3StmPbRxwB4BzSSV8z6xtSN/?lang=pt

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.