Covid-19: Calendários distintos de imunização provocam busca por vacina em outras cidades

Nem todos os municípios pedem comprovante de endereço
-Publicidade-
Corrida pela vacina: pessoas saem de seus municípios para se imunizar onde o calendário está mais adiantado
Corrida pela vacina: pessoas saem de seus municípios para se imunizar onde o calendário está mais adiantado | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Na busca pela imunização contra a covid-19, muitas pessoas têm saído das próprias cidades para se vacinar onde a campanha está mais adiantada. A corrida se dá pela oportunidade de ficarem imunizadas com antecedência e de se sentirem mais seguras no retorno às atividades, conta uma reportagem da Agência Brasil.

No município do Rio de Janeiro, onde não há a necessidade de apresentar comprovante de endereço na hora de receber o imunizante, cerca de 10% das doses de vacina foram aplicadas em pessoas residentes em outras cidades ou Estados. De acordo com a prefeitura, o Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e é legítimo que as pessoas possam se vacinar em todo o território nacional, sem restrição devido ao endereço.

O Ministério da Saúde afirma que se vacinar é um direito a ser garantido a toda população, sem discriminação, mas diz que Estados e municípios têm autonomia para traçar a própria estratégia de imunização, segundo as suas demandas locais. São Luís, no Maranhão, e a cidade de São Paulo, são dois exemplos. Ambas as capitais solicitam comprovante de residência na hora da vacinação contra o novo coronavírus.

-Publicidade-

Leia também: “Covid-19: Presidente da Anvisa pede às pessoas que tomem a segunda dose da vacina”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site