Covid-19: Ministério da Saúde inclui grávidas em grupo prioritário

Na fase inicial, serão imunizadas as grávidas e mulheres com até 45 dias (puérperas) com comorbidades
-Publicidade-
Mulheres grávidas poderão ser vacinadas como grupo prioritário, informou o Ministério da Saúde
Mulheres grávidas poderão ser vacinadas como grupo prioritário, informou o Ministério da Saúde | Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

O Ministério da Saúde decidiu incluir todas as mulheres grávidas no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19. Na fase inicial, serão imunizadas as grávidas e mulheres com até 45 dias (puérperas) com comorbidades. Esse grupo poderá ser vacinado com doses da CoronaVac, da vacina da Oxford/AstraZeneca e da Pfizer — que começará a ser distribuída no início de maio.

Ao participar de uma audiência na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 27, a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Franciele Francinato, disse que as três vacinas “não contêm agentes vivos que podem se replicar no organismo”.

Leia também: “Em 24 horas, Brasil aplica 1,7 milhão de doses de vacina e bate recorde”

-Publicidade-

“A gente vai alterar um pouco a recomendação da OMS [Organização Mundial da Saúde]. Hoje, a OMS indica a vacinação de acordo com o risco-benefício, mas o risco de não vacinar gestante, com o momento epidêmico que nós vivenciamos, já se justifica na introdução deste grupo para que ele seja vacinado”, explicou Franciele.

Em uma segunda etapa de vacinação, serão imunizadas as mulheres grávidas independentemente terem ou não doenças pré-existentes. Uma nota técnica da pasta será enviada aos Estados e municípios com as orientações sobre a vacinação.

Leia mais: “Mortes por covid-19 no Brasil caem 12% em uma semana”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site