Covid-19: quase 100% dos brasileiros com mais de 80 anos estão vacinados

Ainda assim, 2,7 milhões de idosos não completaram o ciclo de imunização até o momento
-Publicidade-
Foto: Alex de Jesus/O Tempo/Estadão Conteúdo
Foto: Alex de Jesus/O Tempo/Estadão Conteúdo

No Brasil, o número de idosos que completaram o ciclo vacinal contra a covid-19 está em quase 100% em algumas faixas. O dado é do painel do Laboratório de Estatística e Ciência de Dados (LED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Localiza SUS, do Ministério da Saúde.

Leia também: “Pfizer vai produzir vacinas no Brasil”

A imunização completa atinge 98,39% do grupo acima de 80 anos de idade. O pior índice para os idosos aparece na população com entre 60 e 64 anos, com 82,16% de alcance — nesse contingente estão 1,5 milhão dos 2,7 milhões de brasileiros na melhor idade que precisam tomar a segunda dose das vacinas.

-Publicidade-

A proporção da imunização é considerada “muito boa” pelo professor e coordenador do LED, Krerley Oliveira.

“A vacinação dos idosos foi realmente muito boa, acima de 90% para quase todos os grupos, e perto dos 100% para os mais velhos”, disse Oliveira ao R7.

Motivos para a vacinação abaixo de 100%

Quase um milhão de pessoas acima dos 60 anos receberam a primeira dose depois do período destinado à sua faixa etária. O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, o médico Renato Kfouri, disse que é normal que campanhas multidoses, como atual contra a covid-19, tenha parte do público sem completar o ciclo vacinal.

“Isso se dá por vários motivos, mas um importante é que o intervalo longo entre as doses atrapalha a cobertura”, afirmou Kfouri. “As taxas de abandono dependem também de inúmeras variáveis, como a região onde o morador está ou a falta de divulgação da campanha. Além disso, muitos não comparecem porque já se sentem protegidos depois da primeira dose ou porque tiveram reações ao tomar a vacina, se esqueceram ou, o que ocorreu no país neste ano, foram ao posto e não encontraram a vacina, porque estava em falta”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários

  1. Provavelmente, uma boa parte dos idosos da faixa de 60 a 64 anos não retornaram aos postos de vacinação porque a primeira dose foi a coronavac. Querem tomar outra vacina.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro