Covid-19: São Paulo não divulga dados sobre testes desde janeiro

No primeiro mês de 2021, o Estado registrou a menor quantidade mensal de testes desde junho do ano passado
-Publicidade-
Governo paulista informa que dados de janeiro ainda são 'preliminares'
Governo paulista informa que dados de janeiro ainda são 'preliminares' | Foto: Agência Brasília/Divulgação

Em meio à escalada de infecções e mortes por covid-19, o governo do Estado de São Paulo parou de divulgar o balanço dos testes realizados para a detecção da doença causada pelo coronavírus, informa o portal UOL. Disponível para consulta pelo Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (Simi), o chamado “placar de testes” não é atualizado desde o dia 31 de janeiro.

Uma mensagem no próprio site destaca que o monitoramento dos exames RT-PCR e testes rápidos é feito mensalmente. Segundo os dados disponíveis, em janeiro foram realizados apenas 779.032 testes — a menor quantidade mensal desde junho do ano passado (905.908). A Secretaria da Saúde do governo paulista informa que os dados referentes ao primeiro mês de 2021 ainda são “preliminares”.

-Publicidade-

Leia mais: “As idas e vindas dos hospitais de campanha em São Paulo”

“O setor de Tecnologia de Informação reportou necessidade de equalização das bases de dados que congregam informações sobre testes realizados nas redes pública e privada de saúde, além da necessidade de ajustes no script e consolidação dos dados finais”, diz a pasta. “Devido ao volume de dados, que certamente ultrapassa a ordem de 10 milhões de testes, o servidor ficou sobrecarregado e foi necessário alterar o ambiente de armazenamento e reiniciar o processamento.”

Leia também: “A indústria da calamidade e a farra sem licitação”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 07 da Revista Oeste

Do início da pandemia de covid-19 até 31 de janeiro, foram feitos 9.544.530 testes, entre RT-PCR, rápidos e “outros”, o que corresponde a uma taxa de 212.573 testes para cada milhão de habitantes. O mês com maior testagem foi julho de 2020, com pouco mais de 1,4 milhão de exames realizados. O estado de São Paulo tem 2,2 milhões de casos confirmados de covid-19.

Leia também: “Governo de São Paulo não divulga número de leitos de UTI não covid disponíveis”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.