Covid-19: vítimas com menos de 20 anos não chegam a 1% do total

Mortes antes dos 30 anos representam menos de 2%. A partir dos 50 anos elas somam mais de 80%
-Publicidade-
A cada milhão de crianças brasileiras de zero a nove anos, 32 perderam a vida com a covid
A cada milhão de crianças brasileiras de zero a nove anos, 32 perderam a vida com a covid | Foto: Cecilia Fabiano/Estadão Conteúdo

Um levantamento feito por Oeste mostra a distribuição etária das mortes relacionadas ao coronavírus desde o início da pandemia. Os dados utilizados constam no arquivo de internações por síndrome respiratória aguda grave do Ministério da Saúde, atualizados até 31 de maio de 2021. Nele, constam informações de 437 mil pacientes. O número corresponde a 95% dos óbitos notificados pelo MS até o fim do mês passado.

Leia também: “Covid-19: genoma do vírus pode ser indício de origem em laboratório”

-Publicidade-

A contar da primeira vítima do novo coronavírus no Brasil, 86,3% dos doentes que morreram têm 50 anos ou mais. No ano passado, esse número fechou em 88,8%. Em 2021, até 31 de maio, o registro ficou em 84,3%. A proporção de mortos com menos de 20 anos é inferior a 1% do total — o maior resultado nessa faixa etária (0,5%) ocorreu em 2020. Ainda assim, para cada milhão de crianças brasileiras até 9 anos, 32 perderam a vida com a covid-19. É a segunda maior proporção do mundo, perdendo apenas para o Peru (41 por milhão).

Os mortos com menos de 30 anos representam 1,6%. Abaixo dos 40 anos, são 5%. E, com menos de 50, somam cerca de 14%.

Distribuição de dados

Os dados foram separados em três tabelas. A primeira apresenta a quantidade de mortos desde o começo da pandemia. Na segunda, o recorte temporal ficou restrito a 2021. E, na última, a linha do tempo termina em 31 de dezembro de 2020. Em todas, mais de 84% das mortes são de pacientes com mais de 50 anos de idade.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site