As chuvas intensas que caíram em São Paulo na tarde da última quarta-feira, 6, deixaram mais de 50 mil clientes da concessionária Enel sem energia. Já no início da manhã desta quinta-feira, 7, o número de residências e estabelecimentos afetados caiu para cerca de 9,9 mil na capital paulista e 12,9 mil na região metropolitana, de acordo com a companhia.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Conforme a Enel, essa redução no número de clientes sem eletricidade trouxe algum alívio. Contudo, ainda representa um desafio significativo para o restabelecimento completo do serviço. As equipes de manutenção continuam em campo para resolver o problema.
Possibilidade de novas chuvas intensas em São Paulo
As condições meteorológicas adversas foram consequência de uma combinação de ar quente e úmido intensificada pela chegada de uma brisa marítima. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) prevê que o clima vai continuar abafado, com sol entre nuvens e temperaturas entre 20°C e 26°C.
Entretanto, a aproximação de uma frente fria pode provocar chuvas de moderadas a fortes, com raios e ventos superiores a 50 km/h.
“Há potencial para formação de alagamentos”, alertou o CGE, destacando a necessidade de precaução.
A Defesa Civil estadual também emitiu um alerta para chuvas intensas em todo o Estado de São Paulo. Há expectativa de alta precipitação nesta quinta e sexta-feira (7 e 8), de acordo com o órgão. Na região metropolitana, é esperado um acumulado “muito alto”, superior a 150 mm, segundo os critérios do órgão.
+ Brasil deve enfrentar grandes acumulados de chuvas nos próximos dias
Essa previsão também se aplica a outras regiões, como:
- Vale do Ribeira;
- Itapeva;
- Sorocaba;
- Campinas;
- Baixada Santista;
- litoral norte;
- Vale do Paraíba;
- São José do Rio Preto;
- Araçatuba;
- Barretos;
- Franca; e
- Ribeirão Preto.
Leia também: “Alerta de chuvas intensas faz governo de São Paulo instalar gabinete de crise”