Dimas Covas: o Brasil poderia ter sido o primeiro país a vacinar. Será mesmo?

O diretor do Instituto Butantan foi ouvido ontem na CPI da Covid
-Publicidade-
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, foi ouvido ontem na CPI da Covid
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, foi ouvido ontem na CPI da Covid | Foto: Divulgação

Ontem, quarta-feira 26, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, em depoimento à CPI da Covid, disse que o Brasil poderia ter sido o primeiro país do mundo a começar a vacinação contra a covid-19. Isso porque, segundo Covas, em dezembro de 2020 havia quase dez milhões de doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan, disponíveis para aplicação no país.

Entretanto, como mostrou uma gravação divulgada durante a CPI, o próprio diretor do Butantan admitiu ao governador do Estado de São Paulo, João Doria (PDSB), que as vacinas somente estariam disponíveis a partir de janeiro de 2021. Em novembro do ano passado, chegaram ao Brasil 120 mil doses da vacina chinesa. No decorrer de dezembro, chegaram mais lotes, e na véspera do Natal, chegou o quarto carregamento vindo da China, totalizando 8,6 milhões de doses ( entre vacinas prontas e para envaze).

-Publicidade-

Leia também: “Em contradição, Dimas Covas admite possibilidade de ‘dose de reforço’ da CoronaVac”

Ocorre que o pedido de registro de uso emergencial do imunizante chinês perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária só ocorreu em 8 de janeiro de 2021, um dia após a divulgação dos resultados parciais dos testes com a CoronaVac no Brasil.

Leia mais: “Dados de imunogenicidade da CoronaVac ainda não foram validados pela Anvisa”

O jornalista Leonardo Coutinho publicou uma sequência de 13 tuítes em que mostra as incongruências da afirmação do diretor do Butantan, seguindo a cronologia dos fatos. O questionamento de Coutinho permanece uma incógnita: “Como o Dr. Dimas fala em aplicação em 2020 se eles resolveram colocar os números à prova apenas em 2021?”

Confira:

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

7 comments

  1. Cronologia de uma narrativa. Excelente texto. O ditador Doria e seus postes estão destruindo a reputação de uma entidade histórica e centenária. Promotoria Pública, por favor, acorde!

  2. Eu só queria entender como pode uma vacina feita nas “coxas”, sem ter todos os testes fundamentados, ser liberada para uso, onde, agora já se fala em uma 3a dose, eu sinceramente, não confio nessa vacina. infelizmente!

  3. PROGRESSISTAS E COMUNISTAS MENTEM ATÉ DIZER CHEGA OU ATÉ O DESCOBRIMENTO DA VERDADE PELO JORNALISMO EFICIENTE DA REVISTA OESTE!

  4. Falar a vdd só é obrigação p quem defende o governo, os lacaios que estão do lado do ladrão dos recursos da Saúde do AM e do ladrão Mor do Alagoas tem imunidade e podem mentir quantas vezes quiserem.#cpidavergonha

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site