A taxa de eficácia da vacina CoronaVac pode ser menor do que 78% — valor que foi divulgado pelo governo do Estado de São Paulo na última quinta-feira, 7. Uma projeção feita com os dados anunciados no evento indica que esse resultado, na verdade, pode ser de apenas 63,75%. A diferença de quase 14 pontos percentuais para baixo foi calculada por Stefano de Leo, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e foi revelada pelo site Poder360.Leia também: “Anvisa terá 10 dias para analisar a CoronaVac”
Mais lidas
1
Tempestades severas devem atingir o Brasil nesta quarta-feira
2
Boicote ao Carrefour chega a 150 lojas no Brasil
3
Rádio inglesa escolhe 25 melhores jogadores do século; veja lista
4
SBT se revolta com Cléber Machado e demite narrador esportivo
5
Donos de funerária confessam vilipêndio de quase 200 cadáveres
Canal Oeste
Ver todos
Nossos colunistas
Veja também
O professor Stefano de Leo, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), afirmou ao Poder360 que é possível calcular a eficácia global a partir dos números apresentados, considerando-se que metade dos voluntários tenha tomado o placebo, o que, segundo o pesquisador, “é provável” que tenha ocorrido.
De acordo com ele, a eficácia é calculada a partir de uma equação em que se subtrai o número de pessoas infectadas que tomaram vacina do número de pessoas infectadas que tomaram o placebo. O resultado é dividido pelo número de infectados que tomaram o placebo e, na sequência, multiplicado por 100.
Dessa forma, utilizando as estatísticas citadas por Covas durante a entrevista no Instituto Butantan, a eficácia global da CoronaVac seria de 63,75%, mais de 14 pontos percentuais abaixo da eficácia de 78% apresentada pelo governo paulista.
Não é o Doria que está em cheque por este professor de matemática, é o Butantan. Então agora , o instituto que sempre produziu e distribuiu vacinas de toda sorte para o Brasil está com sua credibilidade em cheque. Isso posto, todos os cientistas do Instituto agora “mentem” para agradar o Governador e divulgam dados incorretos. Não sou defensor do Dória , mas acredito que o Ministério Público deve entrar neste caso para que o Professor de Matemática apresente as provas que tem sobre essa fraude. Sim: a denúncia é de uma fraude. Então nós com parcimônia devemos aguardar – por dever de justiça- o pronunciamento da Justiça que deverá designar peritos para avaliar essa denúncia desse professor. Isso não é uma contestação como afirma o título da reportagem, isso é uma denúncia gravíssima de fraude científica que envolve a credibilidade do Instituto e a honra – e o Diploma- de todos os cientistas envolvidos nessa suposta fraude. O crime é tipificado como falsificação de produtos, documentos, marcas etc.; qualquer ação ilícita, desonesta, ardilosa que busca enganar ou ludibriar alguém. Acredito que para fazer uma afirmação deste vulto – e a Oeste topar essa informação- o professor possui provas irrefutáveis de que a matemática ( com fonte nos dados apresentados0 pode derrubar as conclusões apresentadas pelos cientistas que acompanharam milhares de pessoas submetidas aos testes. Acredito , como sugestão importante, que o Professor seja motivado a analisar os dados de todas as vacinas para denunciar quem mais está mentindo.
Não espere muita coisa do Ministério Público e da Justiça de uma forma geral. Essa área tb está infestada por esquerdistas e globalista com enorme fome de poder e desejo tresloucado de exterminar as liberdades individuais.
Vamos aguarda por mais dados…mas isso é plausível e pode justificar a escolha do próprio regime comunista pelo soro de outro laboratório chinês que alegam ter atingido 78,9 % de eficácia.
Aliás, a matéria da Poder360 está mais completa e me parece igual a daqui… Eu não consigo acreditar que vocês estão caindo na mesma armadilha do copia e cola!
Daria mais credibilidade a matéria, se vocês publicassem a pesquisa do Sr. Stefano de Leo em vez deu jogar a notícia sem comprovada pesquisa atrelada.
Não me façam perder o gosto de assinar vocês assim como os outros meios de comunicação Oeste! POR FAVOR!
Endosso essa assertiva de Jeferson Lara.
Onde está a papelada que mostra esta pesquisa? Seria mais crível esta reportagem se viesse acompanhada da documentação que suporta a mesma.
Tem como “reparar” esta falha da Revista Oeste?
Concordo contigo neste quesito.
Exatamente, divulguem os dadod
Eu disse que eles estavam “torturando”os números…
Mais uma derrota do bonequinho
paulista…!
Foi realmente estranho o fato da omissão por semanas dos resultados de eficácia da vacina chinesa que o Dória está negociando com seus dotes de lobista. A vacina que nem o governo chinês quis adotar, agora é desmascarada com uma informação de eficácia duvidosa. Gostaria que os ministros do STF e a secretaria de governo do Dória fossem vacinados com essa vacina, sem o truque da agulha falsa!
Fora o histórico de corrupção do laboratório Ching ling…
A vachina do Dória já era.
A população foi tão acuada e aterrorizada que aceita qualquer m***.
Eu já achei estranho ser só de 78% e “tudo bem”… Mas aí vir alguém e contestar, dizendo que, além de de tudo o q já fizeram, ainda mentir ou enganar no percentual? Bom, se já não tinha credibilidade, agora…
Mas o levandowsk vai dar uma sentença qq e daí tudo bem.
Minha mãe e irmã contraíram H1N1 mesmo após tomar a vacina, que segundo virologistas está na casa dos 70%, foi desenvolvida há 10 anos… é muita presunção achar que o povo como cobaia seria imunizado em seis meses contra Covid-19…
estão querendo enganar o povo?
50,3% é 50,3%, nada mais lógico pensar que fomos enganados!
Miseráveis
Acuar e intimidar!
Essa era a estratégia desde o começo….
Essa foi a ciência: mortes, medo e saída única com LOCKDOWN.
Promessa de tirano!
Pois é, com vacinas com eficácia chegando a 95% querem nos entubar uma vacina medíocre de nem míseros 70 %
Pior que muitos desesperados correrão atrás dela. Depois reclamarão pra quem os efeitos colaterais ?