Em sermão, arcebispo de Aparecida afirma que o Brasil não pode ser ‘pátria armada’ e fala em fake news

Dom Orlando Brandes já deu declarações de que a 'direita é violenta e injusta' e criticou 'queimadas na Amazônia e no Pantanal'
-Publicidade-
O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes | Foto: Marcos Corrêa/PR
O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes | Foto: Marcos Corrêa/PR

O arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, disse nesta terça-feira, 12, que, “para o Brasil ser pátria amada, não pode ser pátria armada”. A declaração ocorreu durante a missa das 9 horas, a principal do dia no santuário. “Para ser pátria amada, uma República sem mentira e sem fake news”, observou. “Pátria amada sem corrupção. E pátria amada com fraternidade. Todos os irmãos construindo a grande família brasileira”, afirmou o religioso.

Interpelado pela TV Globo se o discurso era um recado para o presidente Jair Bolsonaro, o padre respondeu se tratar de uma mensagem “para todos os brasileiros”. “Respeitamos as autoridades, mesmo discordando, e falamos com a doutrina da Igreja”, declarou, em entrevista à emissora. “Nós estamos quebrando a aliança com o ódio e a corrupção e para confirmarmos a nossa República e a democracia”, garantiu, sem mencionar nomes.

Histórico de críticas

-Publicidade-

Não é a primeira vez que Brandes opina sobre questões sociais. Em 2020, o padre criticou a “volta da impunidade” e também as queimadas em biomas como Amazônia e Pantanal. Já em 2019, o sermão criticou o “dragão do tradicionalismo” e disse que a “direita é violenta e injusta”.

Leia também: “Aparecida do Norte, uma cidade que clama por socorro”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

90 comentários Ver comentários

  1. No Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, Jair Bolsonaro aprontou mais um de suas molecagens. Após ser vaiado e tomar um pito do arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, o presidente foi à Jovem Pan e usou interpretação distorcida da Bíblia para fazer sua “pregação” sobre armamento da população.
    O miliciano genocida só tem apoio dos que recebem lavagem cerebral nos cultos e já estão acéfalos l!

    1. Esse punheteiro de merda devia ser expulso do Brasil. Quem lhe d’a o direito de desrespeitar romeiros que passaram varios perrengues para lá estarem em busca de uma palavra de conforto e terem que ouvir pregação politica de um ser repugnante, punheteiro de merda, chupador de hôla. Abaixo a CNBB!! bando de arrogantes pedófilos.

  2. Pra fazer coro com os demais que tão bem descreveram esse vigariosta. O tal ser de outra galáxia defende a teologia da libertação, doutrina da esquerda. O mesmo vive do jeito que a esquerda gosta de viver, as custas do trabalho dos outros. Só comendo e bebendo, enquanto se aproveitam da boa fé de milhões de católicos sinceros.

  3. Basta ver as opiniões do “vigariosta” trajado de batina para saber que não há.credibilidade no que ele diz. É apenas mais esquerdista enraizado no clero católico, que outrora já foi digno e agora virou clero de palhaços do PT com suas pastorais aparelhadas.

  4. Ainda bem que estamos na igreja por Jesus Cristo e não por perdidos de esquerda como este bispo! Esquerda não combina com religião mas fazer o que, estamos aqui nesta terra para ouvir os pobres de espirito também!!

  5. O que eu vejo no novo testamento,é que Cristo ensinava o povo a exergar os hipócritas. Não tinha mordomias,nem roupas caras, e tratava pobres e ricos da mesma forma. Onde estava Este bispo,quando o Brasil e empresas estatais,eram saqueda! Ele nunca se Referiu ao “Froro São Paulo” O povo não pode andar armado para defender sua casa e sua integridade física,mas nos últimos 20 anos,o armas no tráfico,e bandidos que querem viver dos bens alheio,triplicaram, e todos armados. O que Cristo diria disso?

    1. Esse fariseu tá acostumado com bem bom. Até parece mesmo que a grana roubada por esses comunas nos últimos 30 anos foram depositados no Banco do Vaticano!!!

  6. Esse bispo esquerdista, vergonha da Igreja de Aparecida, usa da sua condição para atacar conservadores e o Governo, na pessoa do Presidente , seguem a cartilha do comunismo , onde pregam a divisão dos bens, de quem trabalhou, com quem nunca gostou, e vivem de invasões , hoje proliferam como vermes, na ânsia de poder como
    a CNBB, onde a maioria dos bispos professam a invasão da amazônia para interesses descarados do Vaticano e países Internacionais , usam as igrejas para seus discursos de ódio, usando o povo , essa raça acabou com os ensinamentos cristãos, merecem todo o nosso repúdio e combate contra suas pregações ideológicas e esquerdista.

  7. Padreco comunista. Aposto que qdo ele escutou uma multidão de peregrinos gritarem: “MITO!, … MITO!, … MITO!, … ele saiu batido pela porta dos fundo e VAZOU! … kkk!

  8. Catocilismo é um dos berços do comunismo, não por acaso o atual papa, flerta descaradamente com as pautas comunistas mundo a fora, o mesmo papa que recebeu com beijos e abraços o maior ladrão da história do Brasil. Se eu fosse católico, teria no mínimo vergonha. Por isso devemos nos espelhar em CRISTO JESUS, esse não conspira, não trai, não mente, não manipula, não aliena, não omite, e tudo que deu e sofreu por nós foi de graça.

  9. Ah! Agora sim a bandidagem vai largar as armas e defender as bocas com bolinhas de sabão e pombas brancas. A Igreja Católica está em processo de autodestruição. Prega a miséria (só vale para os fiéis), a subserviência e o derrotismo para manter o controle sobre as pessoas e agora está usando a fé para alienar a manipular seus fiéis. Uma safadeza, uma picaretagem protagonizada pelo argentino marxista e seus comparsas.

  10. O Filho do Homem ao ser questionado sobre os impostos disse, quem está cunhado na moeda e os fariseus e doutores da lei disseram que era Cesar e assim ele disse dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. A Fé é o alimento da Igreja Católica Apostólica Romana. O Bispo de Aparecida deveria se ater aos fiéis na Fé.
    Não existe Pátria Amada sem ser Pátria Armada. A Nação Brasileira tem quem a preserve dos inimigos externos e dos internos que passaram a roubar o País desde 1988.

  11. Doido. Supostas violências que diz ser cometido pela “direita”, ao que me consta foi cometido também pela esquerda. Com mortes e sumiço de pessoas. Padre falastrão.

  12. Kkkkkkkkkkkkkkkk
    Com o palavras inspiradas pelo Espirito Santo na boca de um servo de Deus fazem efeito imediato, despertando e incomodando tantas pessoas possuidas e obsediadas por coisas ruins. Vejam as maledicências manifestas desses comentários.
    Que suas mentes sejam libertas e que o miliciano genocida deixe de ser o guia da mentira e da violência.
    Amém!

    1. O Espírito Santo está fora disso. O “santo” ali é das trevas.
      A sua gargalhada de introdução diz muito sobre o que te inspira.

  13. O diabo tem várias caras. Esse cidadão, que se finge servo de Deus, na verdade, por ser comunista, é servo do capiroto. Palpiteiro inoportuno e sem graça. Comunista não acredita em Deus, acredita no estado controlador, e se ele quer o povo desarmado, ele quer o povo controlado pelo estado ou pelo braço do estado, o crime organizado. Ele que vá dormir.

  14. E além de tudo que falaram a uma, com o que eu concordo, esse padreco é um cagão e frouxo, não tem coragem de dar nome aos bois. Vai se lascar seu merda.

  15. Eu questionaria o Reverendíssimo sobre o que ele pensa da defesa do aborto que sua amada esquerda defende com unhas e dentes.
    Diabólico.

  16. O arcebisto esquerdista e a CNBB fizeram o quê para a população de Aparecida durante o “fique em casa”? Se não fosse o prefeito pedir ajuda e a ceagesp, a primeira dama do País e outras pessoas ligadas à direita arrecadarem alimentos, a fome teria dominado a cidade (se não dominou). Também gostaria de saber o que o arcebispo tem a dizer sobre os abusos sexuais de crianças e adolescentes por integrantes da igreja católica. Sobre isso ele não fala nada!

  17. Mais uma declaração patética, medíocre e insana do padreco comunista. Aliás, a igreja está infestada de sacerdotes comunistas, via CNBB, reduto comunista q apodrece toda a doutrina da igreja.
    Ele diz q o Brasil não pode ser uma pátria armada. Os CIDADÃOS DE BEM querem o direito de se proteger. Mas ele não fala NADA sobre os vagabundos q já estão armados.
    Dizer q a direita é violenta é de uma estupidez sem limites, pois o comunismo, em 104 anos, revelou-se uma ideologia notoriamente falimentar, genocida e depravada, o mesmo comunismo q ele passa pano.
    Ele está repetindo o viés comunista, fracassado e sectário repetido pelo papa apóstata.
    Entendo q os católicos autênticos devem repudiar com veemência essa declaração esquizofrênica num dia q se dedica a celebrar Nossa Sra Aparecida. Usou a atenção ao dia da padroeira para discursinho político nojento.
    Chegará o dia em q as palavras dele arderão como fel pela justiça divina.

  18. Arcebispo PTista de quatro costados. Deixei de seguir a Igreja Católica, exatamente por causa de personalidades polêmicas, como dom Orlando Brandes. A Igreja não pode se meter em política.

  19. Esse pai-de-santo disfarçado na época do lockdown promovido pela esquerda, não deu um pio sequer, quem foi para a TV e as Redes Sociais, clamar por socorro foi o prefeito da cidade, inclusive defendendo o tal comercio do templo que é a principal fonte de renda da cidade e por tabela daquela igreja. Esse f.d.p. comunista aí ficou pianinho, canalha!

  20. Resultado. Mais católicos se afastam das igrejas e ficam descrentes. Igreja é a casa de DEUS, não pode ser instituição política nem ter preferências. Lamentável o que tem acontecido com a Igreja católica no mundo. Eu sou católico, a propósito.

    1. Luiz, concordo com o seu lamento. Com uma diferença: deixei, hoje, de ser católico. Chega!
      Continuarei com a minha Fé, particularmente em Nossa Senhora de Fátima, mas quero que a instituição ‘chefiada’ pelo atual papa, se exploda!

  21. Que beleza heim? Quer dizer que pátria de bandido armado, pode. Desejar que o cidadão de bem possa se defender não, aí é “pátria armada”.
    O pantanal e a amazônia sempre queimaram na estação seca, só que agora a culpa é do governo. Padreco comuna devia levar a palavra de Cristo não a ladaínha esquerdoide.

  22. Será que esse hipócrita lembra do povo venezuelano, católicos e de direita em sua maioria, lutando com pedras contra as milícias do Maduro, fortemente armadas, não faz tanto tempo assim.

  23. Onde este idiota estava quando luladrão e companhia saqueava e quebrava o Brasil?
    Onde este traste se esconde e não vê mulheres de esquerda introduzindo crucifixo na vagina e defecando sobre imagens de santos?
    Algum dia esta santa inutilidade fez campanha para desarmar a bandidagem?
    Depois reclama que a igreja católica vem definhando no país.
    Deus não precisa de tipos como este e aquele argentino dos infernos lá do Vaticano.

  24. Comunista daquela laia de Frei Beto e outros amigos dos terroristas dos anos 70 que destroem a igreja católica. Não assisto missa em Aparecida quando ele preside. É da mesma corja do argentino comuna.

  25. Na hora de receber caminhão com alimentos, tudo bem. Depois choramingar quando as pessoas questionam sua fé e buscam refúgio no movimento evangélico ou protestante. Triste fim de um império.

  26. GOSTARIA QUE ESSE ARCEBISPO SE MANIFESTASSE SOBRE A SITUAÇÃO DA IGREJA E DOS CRISTÃOS EM PAISES SOCIALISTAS. AQUI ELES SÃO RESPEITADOS E TÊM O DIREITO DE EXERCEREM LIVREMENTE A RELIGIÃO, ALGO QUE NÃO SE PODE DIZER POR LÁ.

  27. Pátria amada e armada, sim! Todo cidadão de bem tem o direito de proteger-se.
    E quem tem “peito”, fala diretamente. Lógico que essa fala foi dirigida ao presidente.
    Que Deus tenha misericórdia desse padre, e que realmente ele possa conhecer e caminhar com Jesus Cristo.

  28. Essa figura deve ser ativista espiritual da CPI do CANGAÇO, nunca se importou com a Pátria cheia de bandidos armados livres e soltos e em momento espiritual tão necessário para o amor entre irmãos, vem essa figura destilar ódio com essa sermão (pitaco), a este governo Bolsonaro, verdadeiro cristão e democrata não corrupto.

  29. Por isso o número de católicos cai. Será que esse imbecil também é a favor do aborto? Sou católico, mas é difícil ter fé quando os representantes da igreja se portam desta maneira. A Igreja não é de esquerda nem de direita, a Igreja é a casa de DEUS e de quem precisa dele.

  30. Arcebispo comunista. Pode? E ainda por cima hipócrita. Todo mundo sabe para quem foi a crítica. Ele deveria rezar para São Pedro não deixar seca a região do pantanal que pegou fogo, ou criticar os moradores de lá, católicos, de botarem fogo. E dizer o nome das pessoas criminosas para investigação. Uma vez eu assistia a missa de Aparecida pela TV. Agora, faz tempo, não assisto mais. Aqui na Igreja do Bairro também apareceu um padre comunista fazendo sermão político. É o fim da picada.

  31. A última vez qud fui até Aparecida, esse bispo picareta, comunista, se irritou com já senhora que estava com 2 bandeirinhas do Brasil na primeira fila da basílica. Ela encarou esse bispo picareta e continuou, nas horas das “cantorias” da missa, acenando com as 2 bandeirinhas. Esse padre comunista ficou irritado a missa inteira.

  32. Este bispo deve ter ficado muito irritado com a presença de Bolsonaro que foi mais uma vez reverenciado pelos fiéis hoje na basílica

  33. Abro agora minha correspondência e leio o Crystian comentando sobre esse fdp.
    FDP MAIUSCULO, que nem se atinou que NSAPARECiDA, É tudo cara, a padroeira do Brasil.
    É nossa mãe. Mãe q esse fdp sequer respeita.

  34. Não há surpresa nisso, apenas confirmação daquilo que as pessoas de bom senso já desconfiavam: falam dos homens — e não de Deus — deixando patentes seus interesses.

  35. Sou católico praticante e gostaria muito de conhecer a opinião do Arcebispo sobre a “esquerda”, já que segundo ele , “a direita é violenta e injusta”

  36. Pensei que ele fosse só mais um petista na Igreja, mas de ta quebrando a aliança com o ódio e a corrupção, devo estar enganado.

  37. Uma pena! Pessoa que ocupa cargo importante fazendo política na igreja, em vez de pregar a fé. Não há problema em ser de esquerda, porque cada um tem o direito de fazer as suas escolhas, só não deveria fazer política em uma Casa que também é dos que são de direita. Considerando que o santuário é de todos, será que se eu quiser fazer o meu discurso o microfone me será cedido?

  38. Esse e mais um da NWO ou NOM , seque a risca os ditames progressistas e esquerdistas criminosos , se âncora na batina de arcebisbo pra fazer a cabeça dos católicos , sem rumo , é um asqueroso , escroto, e maquiavélico .

    1. Eu sou católica , mas detesto esse Bispo engomadinho da esquerda de Luladrao e sua trup. O que eles fizeram e fazem pros famintos na pandemia? Nada. E ainda tiram do pobre católico pra enfeitar ainda mais o santuário. Não tem moral pra falar de quem quer que seja..
      Saia do ar condicionado e de sua vida de rico pagos com o suor e trabalho do povo pra fazer alguma Boa ação pro brasileiro que vivem na miséria…voces nunca fazem nada por eles…só tiram…Você e a CNBB envergonham os católicos… Você é asqueroso esquerdista travestido de Bispo.

    2. O erro de Bolsonaro se reflete nós comentários. Passou todo o mandato falando apenas em esquerda e manteve a inércia como forma de governar. Fazendo lives para a claque aplaudir. Fazendo campanha Eleitoral fora de tempo. Não construiu a reeleição. Um autêntico caba eleitoral de Lula. Essa é a dura verdade.

      1. Tá maluco zé? E depois de tanto esforço do Messias prá você enxergar que o larápio alcoolatra é um bandido, você ainda não acredita?]
        Se o capitão não te convenceu, vamos convocar um General!!!

  39. Esse arcebispo faz parte da CNBB, que defende ferrenhamente lula e o petismo. Deixei de assistir a programação desse canal desde o início desse ano, pelas posições tomadas por esse sujeito. Mesmo Bolsonaro fazendo tudo pra ajudar a cidade de Aparecida do Norte, enviando milhares de cestas básicas, fornecendo condições financeiras e incentivos à cidade, esse sujeito sempre arruma um jeito de denegri-lo ou tripudia-lo. Por isso o Presidente deveria investir na TV Evangelizar do Padre Manzotti e deixar essa TV Aparecida se virar sozinha.

  40. Então , Dom Orlando Brandes se resuma a seu mesquinho lugar de bispo somente e deixe coisas de homem para os homens seu CANALHA esquerdista de merda

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.