Entrada de meteoro na atmosfera é vista no interior de MG

Segundo especialistas, há possibilidade de que fragmentos tenham atingido o solo
-Publicidade-
Entrada de meteoro na atmosfera foi vista em cidades do interior de Minas Gerais
Entrada de meteoro na atmosfera foi vista em cidades do interior de Minas Gerais | Foto: Reprodução

A entrada de um meteoro na atmosfera da Terra foi vista por moradores de cidades do Triângulo Mineiro na noite de sexta-feira 14. Há possibilidade de que fragmentos tenham atingido o solo, e estudos para analisar o local da eventual queda já foram iniciados.

Nas redes sociais, o fenômeno foi relatado por moradores de pelo menos seis cidades mineiras: Uberlândia, Patos de Minas, Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis e Perdizes. De acordo com os depoimentos, foi possível observar um rastro de luz no céu e, pouco depois, um estrondo.

A entrada do meteoro foi confirmada pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), que publicou vídeos nas redes sociais. As imagens também foram divulgadas pelo Observatório IDS.

-Publicidade-

“O clarão foi intenso. Recebemos relatos de várias pessoas da região, inclusive algumas pessoas de Uberlândia relataram ter ouvido um estrondo”, informou o órgão. “Estamos trabalhando para saber se há chances de meteoritos terem atingido o solo. Caso alguém ache alguma pedra suspeita, poderá entrar em contato que verificamos se pode se tratar de um meteorito gerado durante a queda. Essas pedras geralmente têm uma coloração preta queimada.”

O coordenador do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, Gilberto Dumont, afirmou que estações de outros Estados também registraram a entrada do meteoro.

“Em Patos, foi visto também, mas não ouviram o barulho, provavelmente pela distância. Alguns colegas que possuem estação de registro de meteoros também já postaram no grupo”, disse. “Até uma estação em Bauru (SP) chegou a registrar, mas bem próximo ao horizonte. Pelo brilho e pelo barulho, alguns colegas já trabalham com a hipótese que algum fragmento tenha chegado ao solo”, completou.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.