Ex-ministros da Justiça de FHC, Lula, Dilma e Temer pedem rejeição de impeachment contra Moraes

Ex-chefes da pasta classificam gesto do presidente Jair Bolsonaro de 'aventura jurídico-política'
-Publicidade-
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, é alvo de pedido de <i>impeachment</i> apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, é alvo de pedido de impeachment apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro | Foto: Reprodução

Dez ex-ministros da Justiça nos governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) enviaram um manifesto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para que ele rejeite o pedido de abertura de um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Como noticiou Oeste, o presidente Jair Bolsonaro apresentou o pedido na sexta-feira 20. Ele argumentou que “os atos recentemente praticados” pelo magistrado “transbordam os limites republicanos aceitáveis”.

Leia mais: “Leia o pedido de impeachment de Bolsonaro contra Moraes”

-Publicidade-

No documento também encaminhado a Pacheco, os ex-ministros da Justiça afirmam que não há crime de responsabilidade cometido por Moraes — que também ocupou o ministério, durante o governo Temer. “Eventual seguimento do processo surtirá efeitos nocivos à estabilidade democrática, de vez que indicará a prevalência de retaliação a membro de nossa Corte Suprema, gerando imensa insegurança no espírito de nossa sociedade e negativa repercussão internacional da imagem do Brasil”, diz o manifesto.

Leia também: “Funcionário do Planalto entrega ao Senado pedido de impeachment de Moraes”

“Em face da evidente atipicidade da conduta e da tentativa de se instrumentalizar esta Casa do Legislativo, para tumultuar o regime democrático, é imperioso dar de plano fim a esta aventura jurídico-política”, prosseguem os ex-ministros no documento.

O texto é assinado por Miguel Reale Júnior, José Gregori, Aloysio Nunes Ferreira, Celso Amorim, Jacques Wagner, José Eduardo Martins Cardozo, José Carlos Dias, Tarso Genro, Eugênio Aragão e Raul Jungmann.

Leia também: “Bolsonaro: impeachment de Barroso será entregue nos próximos dias”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

38 comentários

    1. Com um time desses assinando a carta eu, se fosse o Pacheco, nem faria vistas para prosseguir com o processo de impeachment. Os signatários da missiva por acaso moram em Marte e não estão vendo as barbaridades cometidas pelo Lex Luthor?

  1. Bom sinal, se esta camarilha esta preocupada com o Alexandre Morais indica que o pedido de impeachment está bem fundamentada e pode dar certo.

  2. Qual desses assinantes lembraram do que pensa e sente o povo?
    Olham para seu entorno e interesses pessoais! Visão egoísta e pequena!
    Pobres e esquecidos, deixarão saudade nenhuma na linha da história.
    Quem se lembra de:
    Aloysio Nunes? J. E. Cardoso? Jungman? Gregori? T. Genro? J. Wagner????
    Lembrados por participar do governos corruptos, mas esquecidos pela insignificância.
    Miguel Reali Jr é exceção que o sistema parece ter seduzido, que tristeza!

  3. Como ficamos felizes ao saber deste abaixo assinado de ex ministros da era do Mecanismo e dos conchavos políticos.

    Estamos em um Novo País, jovem e com sede de crescer através do trabalho.

    Avante Presidente. Façamos da palavra do Gen. Mourão o nosso lema:

    “O Presidente Bolsonaro é um grande Estadista. Ele não está preocupado com as próximas eleições e, sim, com o futuro das novas gerações”.

  4. O cronômetro está ligado para o Rodrigo Pacheco. Ele já sentou em cima de 3 milhões de assinaturas de brasileiros ao impedir a leitura do pedido de impeachment desse mesmo ministro, por absoluto abuso de autoridade e criação de “leis” ao arrepio da Constituição Federal.
    Agora é um pedido direto do Chefe do Executivo, e do Comandante das Forças Armadas.

  5. Que vergonha a solidariedade prestada por esses indivíduos ao ministro Alexandre de Morais que, diariamente, vem rasgando a Constituição e atirando-a no lixo como algo imprestável. Aconselho Fernando Henrique Cardoso a se inteirar sobre a famosa polêmica, conhecida por Questão Coimbrã, em que o poeta Antero de Quental, então com 25 anos, responde ao seu ex-professor na Universidade de Coimbra, Antônio de Castilho: “MESTRE, ME DESAGRADA TANTO UMA CRIANÇA GRAVE, QUANTO UM VELHO FRÍVOLO”.

  6. Está havendo alguma fuga desses perigosos marginais de alguma penitenciária por aí? De que catacumbas saíram essas figuras? Pessoalmente acredito que esse pedido de impeachment não vingará e mesmo que o tal Pachequinho atendesse, coisa que jamais aconteceria pois não é homem suficiente para isso, não passaria por esse senado comprometido. Mas acho que é um passo a ser dado para justificar atos futuros, acredito eu e torço para que seja isso mesmo.

  7. LAMENTÁVEL, ESSAS CRIATURAS FARIAM MELHOR FIGURAS SE FICASSEM CALADOS, RECOLHIDOS ÀS SUAS INSIGNIFICÂNCIAS! O PRESIDENTE BOLSONARO MOSTRA QUE É MAIS INTELIGENTE QUE TODOS JUNTOS, POIS ESTÁ JOGANDO DENTRO DAS QUATRO LINHAS DA CONSTITUIÇÃO, NÃO ACEITANDO PROVOCAÇÕES DE BADERNEIROS, MARCA REGISTRADA DA ESQUERDA BURRA!!!

  8. Com a atitude destes dez vigaristas da para, nós os verdadeiros brasileiros, entendermos o tamanho do aparelhamento do Estado brasileiro, e que o Presidente Bolsonaro está sozinho, só pode contar conosco que estamos lutando, perseverando e jamais seremos vencidos. P.S. Ao contrário do que alguns que comentam, neste espaço pensam o Presidente Bolsonaro não tem uma varinha mágica, nós sabemos que ele não tem. Cabe a nós mudarmos o Senado e o Congresso para que o presidente possa realmente fazer o que país tanto precisa.
    Ongresso

  9. Dá para rir? Cada ato desses vigaristas acaba só por reforçar a vontade popular de mandar todos para o lugar de onde deveriam estar faz tempo: na cadeia! Querem só salvar os próprios interesses, isso sim. É só analisar um fato, os dois lados são atacados, mas somente em um deles tem cidadãos presos, porquê será, heim, Sr. iluminíssimo ministro?

  10. Esse pedido, vindo de quem vem, não poderia ser diferente. Vejam os nomes e lembrem dos casos. Mensalão, Petrolão, repatriação sumária de fugitivos de Cuba, proteção à terrorista italiano, e por aí vai. Quem indicou Moraes foi Temer, que apesar do ato patriótico contra Dilma, não suportou a pressão e cedeu à extrema esquerda em cargos e indicações, mas nem isso evitou que ele fosse perseguido e preso. Se Bolsonaro ainda herdou um Estado aparelhado, imaginem o que Temer herdou. Segundo “pesquisas”, por pouco Temer não caiu abaixo de zero em popularidade (parece que alguém nos institutos de pesquisas, sabia que popularidade negativa não existe). Juntando toda essa turma na mesma carroça, não se troca por um saco de esterco. E percebam que eles se preocupam com a imagem do Brasil no exterior!! Principalmente o “vovô Smurf vermelho”, que permitiu que um avião da FAB fosse revistado por cães farejadores em busca de um perseguido político do Evo Morales. Que turminha tenebrosa!!! Lendo esses nomes dá para entender como é que chegamos onde estamos.

  11. E reparem, a tal corja citada acima esquece completamente o que o cabeça de p….. vem fazendo, tal qual apontar o crime, investigar, encontrar o “culpado”, julgar e condenar pessoas, tudo sozinho, sem perguntar a ninguém, sem a autorização de ninguém, contrário ao MPF. E aparentemente os iluminados reféns de governos passados fracassados ñ acham nada disso um total absurdo. A verdade vem, demora, mas sempre vem…

  12. Ex ministros simplesmente estão ratificando, que a verdade deve prevalecer, os inquéritos das fake news e dos protestos antidemocrático, que estão sob sua análise, estão sendo conduzidos magnificamente, dentro da mais alta competência, o professor doutor Alexandre, está de parabéns e creio que se estivesse em outras mãos também o estaria, porque para estar ali, não é para qualquer um, tem que ser competente e forte em suas análises e pareceres, parabéns Excelentíssimo representante da verdade e do melhor do povo brasileiro!

  13. Nenhum desses nomes de ex-ministros será lembrado na história do Brasil. Aliás, tem um que deveria ser referência por ser conhecido como megalonanico. Uma vergonha para o Brasil ter um chanceler como ele.

  14. Que tropa decadente é essa? Faltou o Renan Calheiros que foi ministro da justiça do FHC. Já pensaram essa gente estar no poder novamente?

  15. A luta será longa e cheia de percalços, porém País vai conseguir expurgar figuras como essas q lembram o clip de Michel Jackson onde os cadáveres saem das catacumbas.

  16. EM ALGUM LUGAR DO BRASIL O CAPETA ABRAÇARÁ O BELZEBU DE NOVE DEDOS E LEVARÁ A SUA CORJA MALDITA PARA O INFERNO.

    ALÉM DE TER UMA FACADA PARA SER VINGADA, E NÃO COM FACA, TUDO O QUE O QUE O PODER COM CHEIRO DE ENXOFRE E OS PEÇONHENTOS ESTÃO FAZENDO SERÁ DEVOLVIDO.

    Lula no Ceará. Deu ruim!

    Tiago SampaioAD – 20/08/2021

    https://www.youtube.com/watch?v=r3Nz19nRvSU

  17. É possivel termos uma ideia do tamanho do monte de estrume formado por esses, graças a Deus, ex-“ministros”. Não servem sequer como adubo.
    Outra coisa, comparem a título da matéria publicado pela Oeste com o publicado no site da Jovem Pan.
    Até agora eu não consigo entender como é que o Pingo nos Is ( do grupo JP), brilhantemente integrado por Augusto Nunes, Fiuzza, Ana Paula Henkel aceita que os idiotas da editoria do site da JP sejam tão anti-Bolsonaro.

  18. de qual abismo hiante sairam esses entes malignos ?!!! essa ação dos filhos de satanás só reforça que os criminosos tomaram conta… mil imprecações! Livrai-nos ó justo Deus!

  19. Se espremer bem, todos esses “importantinhos” e misturar todos, fazendo um só, não dá um grama de um cidadão de bem! Sinto nojo de todos eles!!!! NOJO!!!!!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro