Família encontra brasileira que estava desaparecida na Ucrânia

Silvana Pilipenko não fazia contato há 27 dias. Ela vive em Mariupol, cidade sitiada pelo exército russo
-Publicidade-
Silvana mora na cidade portuária de Mariupol com o marido ucraniano, Vassili Pilipenko, com quem é casada há 26 anos
Silvana mora na cidade portuária de Mariupol com o marido ucraniano, Vassili Pilipenko, com quem é casada há 26 anos | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A artesã Silvana Pilipenko, paraibana que estava desaparecida na Ucrânia, está a caminho da Rússia. Segundo Mere Vicente, irmã da mulher, Silvana, o marido e a sogra foram localizados na terça-feira 29.

O filho de Silvana, o engenheiro Gabriel Pilipenko, que mora na Alemanha, falou com ela por telefone. “A internet está ainda muito ruim, e ele conseguiu falar por poucos minutos”, disse a irmã de Silvana. Ela não tem detalhes sobre o estado de saúde de Silvana. “A única certeza é que ela estava viva, e a gente fica feliz com isso”, disse.

Silvana está a caminho da Crimeia, península no sul da Ucrânia anexada pela Rússia em 2014. A família está recebendo o apoio do Itamaraty por meio da Embaixada brasileira na Ucrânia. “Eu achei o transporte, eles me ajudaram com as despesas, com a travessia entre as fronteiras e futuramente com a tirada da minha família da Rússia de volta ao Brasil”, disse Gabriel ao portal de notícias G1.

-Publicidade-

Silvana Pilipenko, de 54 anos, havia falado pela última vez com a família no dia 3 de março, quando disse que a cidade estava começando a ser atacada e sofria com quedas de energia. Na época, ela disse que Mariupol estava cercada pelas Forças Armadas, com “todas as saídas minadas, então é impossível deixar a região”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.